Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O VOTO NULO É UMA FORMA VÁLIDA DE PROTESTO?

O desencanto de boa parte da população com a política brasileira e o futuro do país é visível. Basta notar o número depessoas que pensam em anular o seu voto.mas será que essa tática vale mesmo a pena?



SIM


O voto é um direito de todos os cidadãos que vivem sob um regime democrático.È intransferível e secreto, portanto, qualquer pessoa pode optar por não votar em nenhum dos candidatos caso não se identifique com as propostas políticas apresentadas por eles. É uma decisão válidae consciente ter seu voto desconsiderado.



Os escândalos políticos no Brasil nos últimos tempos têm tornado a população descrente em relação aos políticos e ao futuro danação. Se um grande número de eleitores demonstrasse insatisfação se recusando a eleger alguém, provavelmente faria com que a estrutura atual fosse repensada e o nível dos candidatos melhorasse.Uma votação nula expressiva, com a participação de um número alto d eleitores, seria um protesto interessante porque atrairia a atenção da mídia e não só a imprensa doBrasil, mas outras partes do mundo também. Seria um verdadeiro escândalo internacional e iria mostrar o tamanho da insatisfação popular, possibilitando novas perspectivas.Esse tipo de protesto poderia estimular a adoção do voto facultativo, que selecionaria um eleitorado consciente, capaz de eleger candidatos competentes. Na maioria das democracias consolidadas, ovoto não é obrigatório.









NÃO

No Brasil, todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos são obrigadas a votar. Embora a compra devotos seja ilegal, em comunidades pobres e cidades pequenas, é comum votar em determinados candidatos em troca de cesta básicas ou remédios, por exemplo. Isso invalida o voto como expressão pessoal e...
tracking img