Ciencias de meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de poluição da água, parâmetros de avaliação de qualidade da água, a relação das atividades socioeconômicas com a qualidade da água
Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-da-agua/poluicao-da-agua-11.php
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_da_agua.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Aguahttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/quimsoc.pdf
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
http://www.arzy.kit.net/clara_agua2.htm

Fontes de poluição da água
A água pode conter barro, areia e outras impurezas. Um grande perigo de contaminação da água está, por exemplo, na presença de produtos químicos tóxicos ou microorganismos que tornam a água poluída. Ou seja várias formas de poluição afetam as nossas reservas d’água, podendoestas serem classificadas em biológica, térmica, sedimentar e química. A contaminação biológica resulta da presença de microorganismos patogênicos, especialmente na água potável.

Poluição térmica
A poluição térmica ocorre freqüentemente pelo descarte, nos corpos receptores, de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais. O aumento da temperaturada água causa três efeitos deletérios:
• A solubilidade dos gases em água diminui com o aumento da temperatura. Assim, há um decréscimo na quantidade de oxigênio dissolvido na água, prejudicando a respiração dos peixes e de outros animais aquáticos.
• Há uma diminuição do tempo de vida de algumas espécies aquáticas, afetando os ciclos de reprodução.
• Potencializa-se a ação dos poluentes jápresentes na água, pelo aumento na velocidade das reações.
Poluição química
Fertilizantes agrícolas. Usados em grandes quantidades para aumentar as colheitas, são arrastados pela irrigação e pelas chuvas para os lençóis subterrâneos, lagos e rios. Eles contêm principalmente os íons NO3 – e PO43.
Quando os fertilizantes e outros nutrientes vegetais entram nas águas paradas de um lago ou em um riode águas lentas, causam um rápido crescimento de plantas superficiais, especialmente das algas. À medida que essas plantas crescem, formam um tapete que pode cobrir a superfície, isolando a água do oxigênio do ar. Sem o oxigênio, os peixes e outros animais aquáticos virtualmente desaparecem dessas águas (é o fenômeno chamado de eutroficação).
Compostos orgânicos sintéticos. Principalmente apósa Segunda Guerra Mundial, aumentou muito a produção industrial de compostos orgânicos sintéticos: plásticos, detergentes, solventes, tintas, inseticidas, herbicidas, produtos farmacêuticos, aditivos alimentares etc. Muitos desses produtos dão cor ou sabor à água, e alguns são tóxicos. 

A conseqüência da falta de tratamento de esgoto
O grande número de dejetos dos populosos núcleosresidenciais, descarregado em córregos, rios e mares provoca a poluição e a contaminação das águas. Febre tifóide, hepatite, cólera e muitas verminoses são doenças transmitidas por essas águas.
Há rios como o Tietê e o Guaíba - em cujas margens surgiram a cidade de São Paulo e Porto Alegre - que já estão comprometidos. Além desses, há vários rios expostos à degradação ambiental.
 

Tietê em obras em SãoPaulo para retirada de lixo depositado.
 
A mineração, a extração e o transporte de petróleo
Atividades econômicas importantes têm causado inúmeros acidentes ecológicos graves. O petróleo extraído dos mares e os metais ditos pesados usados na mineração (por exemplo, o mercúrio, no Pantanal), lançados na água por acidente, ou negligência, têm provocado a poluição das águas com prejuízosambientais, muitas vezes irreversíveis.
 

Derramamento de petróleo ocorrido na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Jun. 2000
 Petróleo. A existência de poços de petróleo no fundo do mar e o uso de super petroleiros para o transporte desse produto têm dado origem a acidentes que espalham grandes quantidades de petróleo pelo mar; isso acaba causando a morte de grandes quantidades de plantas, peixes e...
tracking img