Ciencias agrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPENDENCIA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
 
Nome: Edgri Rodrigo Miranda Caldas
E-mail: edgri_caldas@hotmail.com
Curso: Licenciatura em Ciências Agrárias.
Pólo: Maués.
Professor: Prof.o Dr. Lizit Alencar da Costa
Tutor a Distância: Frany
Tutora Presencial:
Atividade: I
Unidade: II
Enunciado: Visite um empreendimentolocalizado na área rural de seu município que tenha causado impacto ambiental negativo. Apresente um relatório listando os principais impactos negativos nos meios físico,biótico e socioeconômico que ocorreram na área de influência direta do empreendimento. Apresente o relatório com fotografias e poste-o no AVEA. 

Sumário
RESUMO​
INTRODUÇÃO​
DESENVOLVIMENTO​
Pontos Observados quanto ao MeioFísico.​


Pontos Observados quanto ao Meio Biótico​
O outro fator é o crescimento da população no local, que construíram suas casas perto de áreas desmatadas. Com o aumento do som e da movimentação humana há uma grande evasão dos animais, ocasionando desta forma um alto índice da degradação do ambiente biótico.​
Pontos Observados quanto Meio Socioeconômico​
CONCLUSÃO​
REFERENCIAS​

 RESUMO
 
O presente relatório busca mostrar os impactos negativos no meio físico, biótico e socioeconômico, causados pelo Projeto Cultivar, nome dado ao projeto criado para atender 86 famílias que se encontravam em área de risco social com o objetivo de propiciar uma opção de renda às famílias da zona urbana, através da atividade agrícola.
Os impactos negativos entendidos no meio físico estãorelacionados à água, ar e o solo, no meio biótico são quanto à vegetação e a Fauna já no meio socioeconômico é pertinente à destinação do lixo domestico, o uso e a ocupação do solo, fossas secas e a sócio economia, já que agora famílias inteiras moram no projeto, o que a principio não era permitido.

 
INTRODUÇÃO
 
Os problemas encontrados no Projeto Cultivar, nos meios físico, biótico esocioeconômico pode ser em função do desconhecimento por parte dos associados em relações de causa e efeito das ações realizadas por eles todos os dias e que de alguma forma trazem prejuízos ao ecossistema. Conforme Theophrastus Von Hohenhein (1493 – 1541), “Nada é veneno, tudo é veneno: a diferença está na dose”.
Outro motivo para esses impactos negativos pode estar relacionado à falta deconhecimento técnico e cientifico por parte dos olericultores pertencentes a este projeto, como também a falta de apoio técnico por parte dos órgãos parceiros como a Secretaria Municipal de Produção (SEPROR) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
A contrapartida com relação a concessão de casas de moradias seria que os associados, tivessem oplantio de no mínimo um canteiro de hortaliça, fez com que fossas secas (que consiste basicamente numa escavação no solo com forma cilíndrica (diâmetro 0,80 m) ou de seção quadrada (lado 0,80 m) na qual as fezes e o material de asseio (papel, etc.) são depositados) fossem construídos nesses lotes, além de aumentar a produção de lixo domestico, que na maioria das vezes são queimados, fato ligado acoleta ser feita em dias alternados.

DESENVOLVIMENTO
 
O crescimento desestruturado das casas habitacionais, ocorridas no local que antes era destinado exclusivamente à produção oleícola, tem causado grandes impactos negativos aos meios: físico, biótico e socioeconômico, pois os mesmos estão sofrendo serias mudanças com relação à proporção do espaço físico destinado aos mesmos.
PontosObservados quanto ao Meio Físico.
 
Com relação ao meio físico o primeiro item a ser observado foi o uso indevido de fogo para a limpeza dos lotes que tem sido um dos causadores de danos ambientais quanto socioeconômicos, visto que as queimadas destroem a vegetação, expondo o solo às ações do vento e da água da chuva provocando com isso a erosão do solo e consequentemente sua infertilidade.
 
 
 ...
tracking img