Ciencia e pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma possível resposta

Questão :

Embora a utilização da palavra ciência remonte à Antiguidade Clássica, é somente no século XVII que o conhecimento científico surge como um conhecimentoracional, sistemático, experimental, exato e verificável. Não é possível afirmar que há unanimidade na definição de ciência, porém, algumas características são unânimes em praticamente todas as tentativas dedefini-la.

Leia a notícia abaixo, veiculada na revista Veja em fevereiro de 2012. Depois disso, indique a alternativa que traz uma característica da ciência que NÃO está representada no texto. Aseguir, justifique sua resposta, em um texto de no mínimo 08 linhas, servindo-se do texto em questão. (2,5 pontos)

Eles chegaram antes de sair

A experiência que mostrou neutrinos viajando maisrápido que a luz não passou de um defeito na fiação. Se fosse verdade, as partículas subatômicas teriam voltado no tempo.


Há cinco meses, cientistas do CEM, Centro de Física Nuclear, em Genebra,anunciaram ter registrado um feixe de neutrinos, que são partículas subatômicas, movimentando-se mais rápido que a luz. Apesar de os pesquisados terem sido cautelosos na divulgação da novidade, a notíciase espalhou como se eles tivessem desafiado o maior cientista do século XX, Albert Einstein, e abalado os pilares da física moderna. Ao teorizar sobre inexistência de interações instantâneas nanatureza (ou seja, o fato de que todo fenômeno leva um tempo para ocorrer) Einstein concluiu que há um limite de velocidade no universo. Esse limite seria a velocidade da luz. Na semana passada, soube-seque Einstein continua com a razão. Equivocados estavam os dados do CEM em decorrência de um erro primário no cálculo. Um mau contato elétrico entre um dispositivo de GPS e um computador fez com que oscientistas chegassem à conclusão equivocada de que os neutrinos tinham percorrido um trajeto de 732 quilômetros entre Genebra e o laboratório de Gran Sasso, na Itália, 60 bilionésimo de segundo mais...
tracking img