Ciencia e pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1

Você estudou o conceito e as características dos principais tipos de conhecimento: senso comum, artístico, religioso, filosófico e científico. De maneira geral, o senso comum é aquele que provém do viver e aprender, da experiência de vida, sem apresentar uma preocupação com o estudo sistemático da realidade. O religioso ou teológico se funda na fé, acreditando-se que as verdades sãoinfalíveis ou indiscutíveis e vinculadas às revelações divinas. O artístico preocupa-se em produzir emoções, através da manifestação dos sentimentos e é marcado pela sensibilidade do artista ou do interprete; o filosófico utiliza o poder da razão para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas, possibilitando uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidadeapresenta. Este conhecimento constrói uma forma especulativa de ver o mundo. O conhecimento científico fornece explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas através de provas empíricas, caracterizando-se como real e contingente.
Em síntese, cada tipo de conhecimento apresenta uma forma bem peculiar de interpretar os fenômenos produzidos pela ação da natureza e/ou pela ação do homem.Leia os textos e analise as imagens (quando for o caso) e indique o tipo de conhecimento preponderante: senso comum, artístico, religioso, filosófico ou científico e após justifique sua resposta de forma fundamentada nos autores e conceitos estudados no livro didático ou pesquisa por você.

a) Quando precisamos atravessar a rua, com veículos transitando na pista, sabemos o momento certo deatravessar. De imediato medimos a distância e a velocidade do automóvel que vem em nossa direção. (1,0 ponto)
Tipo de conhecimento: Conhecimento senso comum

Justificativa: Em muitas situações, próprias desse tipo de conhecimento, observamos o abandono da razão e um apego àquilo que é captado apenas pelos órgãos sensórias como: visão, audição, olfato, paladar e tato, formada a parti da experiênciaque se vivencia no dia-a-dia.

b) O ligamento cruzado anterior, faz parte da articulação do joelho, estando localizado na parte central da cápsula articular, fora da cavidade sinovial. Durante a flexão o feixe ântero-medial tensiona-se e o feixe póstero-lateral relaxa sendo que esse processo é invertido durante a extensão. Com a ruptura do ligamento cruzado anterior o joelho perde a atuaçãoreferente a este ligamento. A alta incidência de lesões neste ligamento leva a uma evidência de instabilidade do joelho impõe uma solução terapêutica que seja bem sucedida, uma vez que esta lesão pode trazer conseqüências desagradáveis para as atividades da vida diária (1,0 ponto)

Tipo de conhecimento: Conhecimento científico

Justificativa: O conhecimento científico deseja fornecer explicaçõessistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas, neste caso explicando o ligamento cruzado na articulações do joelho.

c) “Numa tradução da História Natural, de Plínio, escrita no início da era cristã, pode ler-se o seguinte parágrafo [...]: ‘A mão da mulher com a menstruação torna o vinho em vinagre, seca as colheitas, mata as sementes, murcha os jardins, embaciaos espelhos, oxida o ferro e o latão (sobretudo quando a Lua está na fase de quarto minguante), mata as abelhas, o marfim perde o seu brilho, os cães enlouquecem se lambem o seu mênstruo...’ [...] Algumas comunidades judaicas da Europa Oriental acreditam que, se as mulheres se aproximarem das conservas durante a menstruação, estas estragar-se-ão. Na Carolina do Norte mantém-se a crença tradicionalde que, se a mulher amassar um bolo durante o período, este não será comestível.” (1,0 ponto)

Tipo de conhecimento: Conhecimento religioso

Justificativa:

d) Plutão leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol. (1,0 ponto)
Tipo de conhecimento:

Justificativa:

e) Um dos quadros que melhor transmite todo o desespero advindo da guerra é o intemporal Guernica, de Pablo...
tracking img