Carcinoma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O exame citopatológico é uma ferramenta para a detecção precoce do câncer do colo do útero. É um dos mais respeitados e eficiente método , pois tem a capacidade de identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero, tratáveis, podendo decorrer em significante diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

O carcinoma do colo uterino é uma doença de alta incidência eelevada prevalência, com vida natural extensa, sendo admissível identificar suas formas prenunciadoras, que nesta etapa de desenvolvimento são tratáveis e curáveis ou podem regredir depressa, impedindo que a lesão torne-se agressiva. Contudo, o método de garantia de qualidade mais usado é a revisão de 10% dos esfregaços negativos que não parece ser adequado para reduzir as taxas de falso-negativos.Essas características, adicionadas à existência de um método de rastreamento com possível sensibilidade, seguro e de baixo custo − o exame citopatológico ou “exame de Papanicolau” − elucidam os esforços para realizar programas de rastreamento em massa. Embora o exame de Papanicolau seje o procedimento mais usado para o rastreamento do câncer do colo do útero, desde o início da década de oitentavem sofrendo uma série de críticas pautadas a alta proporção de resultados falso-negativos.

Para reduzir os resultados falso-negativos do exame citopatológico devido a erros de escrutínio ou de interpretação de diagnósticos, enfatizam se os programas de controle de qualidade em Citopatologia, que contêm como alvo prover os meios para o laboratório garantir o melhor serviço possível à mulher,não só informando resultados corretos, porém também em tempo e formato corretos.

A característica do esfregaço é essencial em citologia para prevenção do câncer do colo uterino. Com a entrada do Sistema Qualidade pelo Ministério da Saúde (1999) para diagnóstico em citologia Cervicovaginal na Rede Pública, tem sido aceitável correlacionar diagnóstico e qualidade. Para aperfeiçoar a qualidade doexame citopatológico Cervicovaginal, é indispensável planejar medidas, tais como: programas de controle interno e externo da qualidade na rotina dos laboratórios. Um programa de qualidade em Citopatologia tem como finalidade final aperfeiçoar o desempenho do exame citopatológico em detectar anomalias escamosas e glandulares e, por imediato, diminuir as taxas de resultados falsos.  

Revisãoaleatória de 10% dos esfregaços negativos do escrutínio de rotina é o método de controle interno de qualidade dos exames citopatológicos Cervicovaginal mais usado, recomendado pela Academia Internacional de Citologia e pelo Ministério da Saúde no Brasil. Kriger e Naryshkin (1994) consideraram esse método uma opção para monitorar a qualidade do escrutínio dos esfregaços citopatológicos. No entanto, nãoé adequado para detectar as lesões não diagnosticadas no escrutínio de rotina e pode exigir um tempo adicional de trabalho.

O controle interno da propriedade deve arrumar um conjunto de ações sistematizadas e conseguidas regularmente, que abrange o monitoramento da adaptabilidade da amostra, a observação do tempo de escrutínio, o controle da carga de tarefas do escrutinador, a revisãohierárquica dos esfregaços e a revisão dos esfregaços negativos. Há vários artifícios ou ações de controle externo da qualidade, tais como a análise da correlação cito-histológica, a revisão retrospectiva de exames, o monitoramento estatístico da freqüência das lesões e a adequabilidade da amostra, a inclusão proposital de esfregaços anormais na rotina e a qualificação do pessoal que pode incluir exame deproficiência.

Esta revisão objetiva uma análise de artigos publicados em periódicos indexados nas bases de dados no qualis do Portal CAPES. Também foi realizada uma revisão por meio de MEDLINE e LILACS, empregando as palavras chave: Cytopathology; cervicovagina; quality control., abordando o controle da qualidade do exame citopatológico cervical. Os unitermos utilizados foram: câncer...
tracking img