Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na obra O Príncipe, Maquiavel tem como objetivo criar um “manual” para o bom governante, de modo a estabelecer meios para solução de possíveis conflitos, típicos da gestão governamental. Em toda asua obra acharemos ensinamentos preciosos para os soberanos de sua época, contudo, tenho certeza que, mesmo hoje, sua obra continua ativa e atual.

Durante a leitura de “O Príncipe” percebemos queMaquiavel inicia-a nos dando conceitos básicos para continuidade da leitura e segue por vários capítulos ensinando sobre os tipos constituídos de Estado, dos governantes e os métodos utilizados em suasadministrações e da relação entre aqueles e povo. Após isso discorre sobre a conduta pessoal do príncipe, explicando que ele deverá, dependendo da situação, ser bruto, mas com moderação, ser temido,mas sem exagerar na maldade, ostentar um pouco a sua riqueza, pois o povo gosta de ver, etc. Maquiavel faz algumas considerações complementares e finaliza a sua obra. 

O ideal maquiavélico consisteem se dizer que o “Os fins justificam os meios”, porém não do modo ruim com o qual entendemos esta frase, e sim, de modo a entender que para se governar bem é necessário fazer sacrifíciosjustificáveis, tais quais, a bondade pela dureza, a humildade pela ostentação etc., tudo isto para não perder o controle do governo. Fica clara a atual possibilidade de se utilizar os ensinamentos de Maquiavel,pois, hoje também é necessário as governantes deixarem de lado certos valores para que não sejam influenciáveis e imparciais.

Outro exemplo da atualidade desta obra está relacionado à necessidade deos atuais líderes terem a necessidade de estarem com pessoas capacitadas e fiéis ao seu lado, afastando-se dos bajuladores e priorizando “os bons soldados”. Não seria este o ideal de todo governante? OPríncipe trata-se de uma rica e preciosa obra literária que mesmo datada de séculos não perde seu valor por conter ensinamentos que nada perderam com o passar do tempo, mas, continuam muito atuais...
tracking img