Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UniEVANGÉLICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
PÓS – GRADUAÇÃO EM ENSINO DA MATEMÁTICA

“PROJETO DE PESQUISA”

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

LUCELENE FERREIRA DA SILVA COELHO
ORLEY MARTINS
ANA PAULA MORAIS FARIA


ANÁPOLIS
2012

LUCELENE FERREIRA DA SILVA COELHO
ORLEY MARTINS
ANA PAULA MORAIS FARIA

“PROJETO DEPESQUISA”

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Ensino da Matemática da UniEvangélica para obtenção de nota na disciplina Metodologia do Trabalho Científico ministrada pela Profª. Ana Cláudia Nunes.

ANÁPOLIS
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 REFERENCIAL TEÓRICO 04

3 PROBLEMAS 07

4 HIPÓTESES 08

5 OBJETIVOS09
5.1 OBJETIVO GERAL 09
5.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 09

6 JUSTIFICATIVA ................................................................................................10

7 METODOLOGIA 12

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

A matemática é diferenciada das demais disciplinas devido ao seucaráter abstrato, trazendo, assim, diversas preocupações para os professores, principalmente na escolha de quais recursos didáticos devem ser utilizados em suas aulas.
Assim sendo, este projeto de pesquisa poderá vir a contribuir com a educação matemática quanto a busca de metodologias que contemplem as mudanças trazidas pelo novo paradigma educacional, visando as necessidades de adaptação dasescolas a nova era das tecnologias. O estudo a ser desenvolvido poderá demonstrar em linhas gerais sobre os métodos gerados na educação matemática, em especial no ensino da matemática, fornecendo ferramentas ao leitor para visualizar as tecnologias como recursos didáticos do professor de matemática.
Ensinar não é somente transmitir conhecimento e conteúdo, vai muito além das aulas tradicionais.Ensinar é também possibilitar ao educando a oportunidade de ver, falar, ouvir, criar, criticar, divulgar, examinar e principalmente conhecer.
É devido a grande necessidade de novas metodologias de ensino que o professor deve entender e buscar a tecnologia a seu favor, fazendo com que o aluno tenha um maior raciocínio lógico, um conhecimento rápido, fácil e a entender cada vez mais esse mundoglobalizado onde as fronteiras são quebradas a todo instante e as coisas se transformam com muita rapidez.
Diante disso pretende-se estudar a educação e sua relação com as NTCI (novas tecnologias de comunicação e informação), o uso de diversas tecnologias que influenciam no processo de ensino da matemática.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A escola tradicional que oferece apenas quadro, giz, e livrodidático se tornou menos atrativa e essa mesma escola contribui e muito para a evasão escolar. Diante dessa realidade a escola e o profissional que nela trabalha precisam passar por uma transformação e buscar mudanças para que a mesma possa voltar a ser atraente e prazerosa aos olhos dos educandos. O ensino e o aprendizado se afloram quando se faz a somatória dos conteúdos e as tecnologias oferecidaspelo mundo atual e que estão disponíveis e de fácil acesso a grande maioria, inclusive nas escolas da rede pública. Com isso o ensino e a aprendizagem se tornaram mais dinâmicos, pois desenvolve as habilidades que possibilitam atuar no universo da matemática. Segundo (SMOLE e DINIZ,2010, p.18) já não é mais possível pensar na formação do jovem sem o recurso da tecnologia da comunicação e informação(TIC), especialmente o computador. Em casa, nas comunidades em que vive e convive e em lan houses, o computador esta cada vez mais acessível para uma grande parcela da população.
De acordo com (SANTALO,1996, p.13):

O problema reside em decidir “como” educar esse homem informático, que tem poderosas bases e tão grandes possibilidades e que vai se adaptando a uma tecnologia que lhe...
tracking img