Ciencia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciencia Antiga
A ciência antiga, definia-se como teoria,era o conhecimento abstrato sobre as coisas, que se percebia somente de uma observação a olho num, como os filosofos antigos que somente comobservação tentavam responder qual o elemento que seria a origem de todas as coisas,

Ciencia Moderna
Já a ciência moderna começo com as experimentações como Copermico, Galileu que para podercomprovar a teoria heliocentrica precisaram de instrumento que comprovasse que suas observações estavam certa.
Por isso é a diferença entre a ciência antiga que não tinha experiencia, e já a moderna tem aexperiência.
Galileu é considerado por muitos o pai da ciência moderna porque foi o primeiro a combinar observação experimental com a descrição dos fenômenos num contexto teórico, com leis expressasem formulação matemática. Pode-se dizer que Galileu marcou a transição da filosofia natural da Antigüidade ao método científico atual. Segundo Galileu, o universo é "um grande livro que continuamentese abre perante nossos olhos", mas "que não se pode compreender antes de entender a língua e os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres sãotriângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto". Isso significa que alinguagem matemática é, para Galileu, fundamental para a explicação dos fenômenos naturais.

Galileu introduziu a incorporação da linguagem matemática à ciência moderna, transformando o conhecimento numsaber ativo, isto é, que não se limita a contemplar a natureza, mas consegue até transformá-la através da técnica. Por outro lado, no contexto moderno, ao contrário do que ocorreu até a Idade Média, oconhecimento passa a ser fragmentado em ciências particulares, produzindo uma visão parcial e especializada do mundo.

A filosofia, ciência antiga, todos os campos do saber estavam contidos...
tracking img