Cidade e as serras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FALANDO DO AUTOR

Johnny & Felipe -------------
Introdução 

José Maria Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Póvoa de Varzim.
Vida Artística 

Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhoucomo administrador municipal no município de Leiria. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira.

Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal. 

Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemosobservar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.

Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.

RESUMO

Jacintovivia numa maravilhosa mansão, nos Campos Elíseos nº. 202, que pertencera a seu pai e a seu avô. Tinha como grande amigo José Fernades e o negro Grilo. Ele acretidava que “o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado”, sendo assim, abominava a vida no campo, amava e glorificava a cidade e seu ritmo. José Fernandes resolveu partir para Guiães, para a casa de seus tios nasserras. Jacinto lamentou pelo amigo e, assim, ficaram separados por sete anos.

Quando retornou a Paris, voltou a viver na mansão com Jacinto. No entanto, encontrou um amigo abatido e tomado pelo tédio da mansão farta de “civilização”: elevador, milhares de volumes de livros, abotoadores de sirolas, um relógio com o horário de todas as capitais do mundo e a órbita dos planetas.
A vida seguia em meioa todas as modernidades. Em certo momento Jacinto recebeu uma carta noticiando que o local onde estavam enterrados os avós e o resto da família havia desmoronado. Jacinto ordenou a construção de um novo local para abrigar os mortos. Em meio a tais acontecimentos, dia a após dia, ele se fadigava mais da vida. Os bailes, como o feito para o Grão-duque, não o satisfaziam e as visitas aos bosquestambém não.

Foi então que ele anunciou sua partida para Tormes, com a intenção de presenciar a cerimônia em homenagem à construção feita para seus antepassados. Assim vários artefatos foram enviados às serras onde Tormes se localizava e por lá a casa era preparada para receber Jacinto com toda a sua necessidade por civilização.
Partiu em abril e junto com ele José Fernandes e Grilo. Por fim,depois de uma longa viagem, chegaram a Tormes, no entanto nada estava pronto nem mesmo a chegada deles era esperada. Ainda por cima suas malas haviam sido perdidas. Instalaram-se precariamente em Tormes. No dia seguinte José Fernandes foi pra Guiães, que era a fazenda vizinha e assim mandaria para Jacinto algumas roupas para que pudesse embarcar de volta.

Assim fez, e escrevendo a Jacinto e semobter resposta foi a Tormes para saber o que havia acontecido, ao chegar lá encontrou seu amigo. Ao decorrer do tempo Jacinto se instalou em Tormes e passou a reformá-la, agora não vivia mais enfadado de toda a existência e se instalara definitivamente. Chegou à cerimônia para o reenterro dos mortos e na verdade nenhum deles pertencia a qualquer parente de Jacinto.
Ele passou a viver no campo commordomia, mas sem as modernidades que tinha em Paris. Instalara-se de tal forma que planejou a criação de rebanho destinada à queijaria que queria construir, no entanto desistiu dela e o que fez mesmo foi uma reforma caridosa.

Para todos os trabalhadores de sua terra construiu novas casinhas e aumentou os salários. Planejou então a construção de uma fármacia, uma biblioteca e uma creche, com...
tracking img