Cidade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO QUINTO: Desaparece o regime municipal
 
CAPÍTULO I: Novas crenças: a filosofia altera as normas da política
O conceito de divindade modificou-se. A idéia atribuída primeiramente pelo homem,a força invisível que sentia em si próprio transportou-a ele, para as potências incomparavelmente maiores que encontrava na natureza, até enlevar-se na concepção de outro ser quem estivesse acima epara além da natureza. Então os deuses Lares e os Heróis deixaram de ser adorados pelo seres racionais.
O homem não mais quis crer sem conhecer suas crenças, nem deixar-se governar sem discutir suasinstituições.
 
CAPÍTULO II: A conquista romana
A sabedoria de Roma consistiu, como toda sabedoria em saber aproveitar-se das circunstancias.
A população romana era um cruzamento de várias raças,seu culto uma união muitos cultos, seu lar nacional uma associação de diferentes lares. Roma era quase a única cidade cuja religião municipal não isolava das demais. Estava ligada a toda Itália a todaGrécia. Poucos povos havia que roam não pudesse admitir em seu lar.
Roma foi a única cidade que com a guerra soube aumentar sua população; juntou a si todos o quanto venceu; ao mesmo tempo enviavacolonos para os pises conquistados.
 
CAPÍTULO III: O cristianismo muda as condições de governo
A vitória do cristianismo assinala o fim da sociedade antiga.
O cristianismo transformou no homem anatureza e a forma de adoração. O templo passou a ficar aberto a quem quer que crê em deus. O sacerdócio deixou de ser hereditário, porque religião já não era um patrimônio.
Quanto ao governo de Estado,podemos dizer que cristianismo, transformou em sua essência precisamente porque não se ocupou dele. Jesus Cristo ensina que seu reino não é desta mundo. Separa a religião do Estado. E acrescenta:"daí a César o que é de César e a Deus o que de Deus". Proclama que a religião não é mais do Estado, e obedecer a César já não é o mesmo que obedecer a Deus.
Apresentamos a história de uma crença....
tracking img