Plano de negocios empresa transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE NEGÓCIOS 03 – INDÚSTRIA

ETAPA 1 – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO

Nome da Empresa:
Razão Social:
Sócios:
Endereço: CEP: Fone/Fax:
Pessoa para Contato:
ETAPA 2 – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO

O que a empresa faz ou pretende fazer:

Baseado em quais competências/experiências/tecnologias

Estimulado por quais tendências de mercado:

Concorrentes:

Clientes:Fornecedores

Mensuração da demandaSegmento específico em que compete ou pretende competir
Comportamento do mercado em termos de:

• Crescimento

• Lucratividade
Características principais do mercado em termos de:

• Preço praticado
• Formas de vendas:

• Distribuição:
• Assistência:
Existência de soluções tecnológicas diferenciadas: a empresa terá instalações modernas eautomatizadas e funcionários capacitados conseguindo, com isso, reduzir as perdas e retrabalho no processo produtivo, o que automaticamente irá se refletir na redução dos custos de produção. Entretanto, seu diferencial tecnológico sustenta-se nos tecidos utilizados e no design, em que seu dono pôde constatar a partir de pesquisas e contatos feitos junto a empresas fornecedoras situadas em outrospaíses.
O processo de capacitação e modernização deverá ser uma constante dentro da empresa, possibilitando uma melhoria contínua dos processos de fabricação. Além dessas considerações, todo o processo produtivo da empresa levará em conta as questões relacionadas à preservação ambiental, o que será destacado por um selo colocado nos produtos produzidos.

Estratégias de marketing: a estratégia demarketing que a empresa pretende adotar será a divulgação em feiras e eventos promocionais. Além disso, pretende anunciar em revistas especializadas e ter um site de vendas na Internet. Outra estratégia viável é, em épocas de eleições, visitar comitês eleitorais.

Principais concorrentes: os principais concorrentes são as empresas situadas nos pólos de Apucarana (no Paraná) e sertão do Seridó (noRN), assim como a Mary Bonés, empresa com forte atuação, situada em São Paulo.

Vantagens e desvantagens dos principais concorrentes em termos de:

• Preço: a grande perda que ocorre na indústria de bonés, em função da utilização de tecnologias de corte convencionais, eleva os custos de produção, uma vez que não são utilizados sistemas computadorizados, que ajudam na otimização da utilizaçãodos tecidos. Como a empresa pretende instalar um sistema computadorizado que otimiza o corte dos tecidos, embora inicialmente o investimento necessário seja maior, os custos de matéria-prima serão menores, o que deverá se refletir como um diferencial em relação à concorrência.

• Venda, distribuição e assistência: no que se refere às vendas, os concorrentes já são conhecidos no mercado, o quetorna mais fácil vender seus produtos. Quanto à distribuição, as empresas concorrentes também terceirizam esses serviços.

Quanto à assistência, alguns dos concorrentes também se mostram preocupados com a qualidade de seus produtos, inclusive já existindo duas associações com este fim: A Assibbra (Associação das Indústrias de Bonés de Apucarana) e a Abrafab`Q (Associação Brasileira dosFabricantes de Bonés de Qualidade).

• Capacidade de promoção: devido ao fato de já estarem estabelecidas e conhecerem o mercado, a capacidade de promoção das empresas concorrentes é maior. Em contrapartida, muitas apresentam processos de produção caóticos ou deficientes, o que eleva seus custos, diminuindo sua capacidade promocional.

Áreas de conhecimento em que a empresa tem experiência ecapacitação: o proprietário da empresa tem amplo conhecimento sobre as novas tecnologias utilizadas na indústria de bonés: novos materiais, tecnologias de produção informatizadas e conhecimentos da área ambiental.

Tecnologias/habilidades dominadas pela empresa: domínio de processos produtivos monitorados por computador, o que permite a otimização na utilização dos materiais utilizados.

Áreas de...
tracking img