Cidade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE DIREITO
NÚCLEO DE ESTUDOS JURÍDICOS E PESQUISAS AMBIENTAIS

Curso de Especialização em Direito Ambiental Urbano
Discente: Wesley Lojor Da Costa
Docente: Prof. Dra. Ludmila Brandão
Tutora: Luana Scallope

SÍNTESE DOS TEXTOS DAS UNIDADES DO MÓDULO II.
O presente trabalho tem por escopo relatar de forma pormenorizada e sintética as duasunidades do módulo dois, cujas quais respectivamente versam sobre os primeiros vestígios à cidade constituída e da cidade moderna às cidades contemporâneas.
No tópico o campo e a cidade: antecedentes e polemicas o urbanista Lewis Mumford relata que mesmo possuindo vestígios e indícios sobre nossos antepassados tudo não passa apenas de hipóteses com poucas possibilidades de comprovação, contudoestabeleceu-se um consenso no ramo da arqueologia da cidade de que a vida rural antecedeu o surgimento das cidades, do comercio, das industrias e por seguinte o estado após o advento da revolução agrícola.
Entretanto Jane Jacobs, jornalista e pensadora questiona o consenso acima citado com a ideia de que “a cidade pode também ser vista, desde as suas origens, com um centro de produção e troca quegera e reorganiza o próprio campo” (MONTE-MÓR, op. cit, p. 10).
As discuções são diversas sobre quem surgiu primeiro o campo ou a cidade? Porem independente desta indagação a cidade na sua diversificação se caracteriza pela divisão de trabalho, do mercado, do poder e da relação com outras cidades como bem expos o historiador Fernand Braudel (1902-1985), sendo que para regular e controlar ogrupamento que convive em uma determinada cidade faz-se necessário o uso do poder protetor e coercitivo segundo o contrato social do filósofo suíço Jean Jacques Rousseau.
A Cidade Antiga é comentada sobre a ótica de Fustel de Coulanges em sua obra a Cidade Antiga com o intuito de tratar sobre os inúmeros aspectos da vida urbana principalmente no que concerne a vida sócio-política, ao longo do texto elenarra que quando se fala em cidade antiga também esta se falando das sociedades greco-romanas que foram fundadas por meio de um acordo entre grupos de diferentes proporções e interesses e um modo de governá-la.
Para Coulanges, a ideia religiosa e a sociedade humana crescem juntas e diante de tal ideia é que várias famílias formaram a fratria, várias fratrias formaram a tribo, várias tribosformaram a cidade. Família, fratria, tribo, cidade, eram, portanto, sociedades exatamente semelhantes entre si, nascidas uma da outra, por uma série de federações que necessitavam de limites e controles no que tange as divergências e aos variados interesses de tais federações.
Entretanto Coulanges afirma que o caráter mais evidente da história da Grécia e da Itália, antes da conquista de Roma, é aexcessiva divisão e o espírito de isolamento de cada cidade, fator este imposto pela religião que apregoava que a cidade deveria ser independente e indestrutível; ter suas próprias leis, moedas, pesos e medidas.
A problemática acima exposta reforçava o isolamento das cidades e dificultavam a aceitação e o reconhecimento de uma outra cidade a não ser aquela que já fazia parte de seu governo e queera mais fácil uma pólis sujeitar-se a outra doque unir-se a ela, pois segundos espíritos antigos e a velha maneira de conquistas de guerra não era correto unir-se ou governar uma cidade sem ser filho dela.
Contudo Roma com o intuito de construir um império sabiamente aumentou sua população através da guerra à medida que foi contrária a velha maneira de conquista, pois ao invés de rejeitar ospovos ou terras conquistadas Roma os traziam para dentro de suas muralhas e os transformava-os pouco a pouco em romanos assegurando-lhes a pluralidade da prática religiosa, atraindo assim o interesse das aristocracias das cidades conquistadas que passaram a vê-la mais como protetora do que como inimiga. Ao fim com pouco esforço Roma conseguiu o poder absoluto e essa conquista foi para as cidades...
tracking img