Cidadania e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidadania e democracia
“Tudo o que acontece no mundo,seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo, então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Umcidadão com um sentimento ético forte e consciência de cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.”
(Betinho, ética e cidadania. São Paulo, moderna, 1994.)Cidadania e democracia estão interligadas, pois a sua efetivação na sociedade depende de uma ação conjunta. Claro fica, quando analisamos a realidade e nos depararmos, geralmente, oassociado à decepção dos cidadãos com o desempenho socioeconômico do regime democrático.
Somos cidadãos e somos capacitados de participar da vida em sociedade. Depois da proclamação da republica,pesamos que a cidadania fosse efetivada, mas isso não ocorreu, a população continua sendo excluída das decisões políticas e permanece sem instrução.
Ao falarmos atualidade percebemos que ademocracia e a cidadania passam por sérios constrangimentos através da violência, corrupção e outras mazelas sociais. Contudo, não se pode afastar o caráter revolucionário dos cidadãos para aconsolidação dos seus direitos, tanto é que as “Diretas Já” reunindo mais de 1,5 milhões de pessoas visando a redemocratização do Brasil.
A cidadania só se efetivaram através da conscientização de quetoda a nossa vida esta interligada, que dependemos uns dos outros, e de que todos os nossos atos são políticos. O cidadão sem ética fere os direitos dos outros cidadãos. A ética sem cidadania ferea política, pois o “poder político exercido sem ética violenta os direitos da cidadania”.
Portanto, a cidadania e democracia devem sem amparados e respeitados por todos, pois quando a cidadania éafastada da democracia o caos se estabelece.
Enfim, nossas ações, nossos sentimentos dizem a respeito ás escolhas que fazemos entre o bem e o mal, sempre para satisfazermos nossos...
tracking img