Ciclo de vida latinha aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de vida latinha aluminio
Ciclo de Vida da Latinha de Alumínio 
As latas de alumínios passaram a ser amplamente utilizadas como embalagens de bebidas a partir da década de 60. O sucesso deve-se à segurança e inviolabilidade, que mantém inalterados sabor e condições de higiene do produto. Além disso, são leves, têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo e ocupam menos espaço nageladeira.


CICLO DE VIDA
1. EXTRAÇÃO DA BAUXITA

Alumínio é extraído do mineral bauxita, bastante comum em Minas Gerais. Seu ciclo de vida começa então com extração da mesma. Aí começam também os impactos ambientais. Para se retirar a bauxita do solo, é preciso remover a vegetação que o cobre e escavá-lo, pois o minério fica um pouco abaixo de sua camada superficial (cerca de 4,5 metros). Mas,não se faz “omelete sem quebrar ovos”. O alumínio é matéria prima para fabricação de produtos – como as latinhas, considerados essenciais pela sociedade. O segredo então é minerar com responsabilidade ambiental ou seja, não poluir cursos d`água, não permitir processos erosivos, recuperar a área após retirado o minério e outras providências amplamente conhecidas pelas empresas e órgãos públicosambientais.
As principais matérias-primas para obtenção do alumínio são o mineral bauxita (encontrado próximo à superfície, em profundidade média de 4,5 metros) e energia elétrica. Também são utilizados outros produtos, tais como carvão, fluoreto de alumínio, cal, ácido sulfúrico e soda cáustica. Além do alumínio, uma lata contém 1% de magnésio, 1% de manganês, 0,4% de ferro, 0,2% de silicone e0,15% de cobre.

2. PROCESSO INDUSTRIAL
A bauxita é transportada às fábricas por caminhões, que normalmente utilizam óleo diesel (combustível fóssil), cuja queima libera gases poluentes, contribuindo para o processo de alterações climáticas. Não há como evitar esse impacto, mas ele deve ser minimizado ao máximo através da economia de combustível, uso de biocombustíveis, regulagem de motores eneutralização de emissões.*

Na fábrica o mineral é moído e misturado à soda cáustica, que dissolve a parte que contém alumina, separando-a dos demais componentes, que não são solúveis na mesma. A solução resultante passa por processos de lavagem, sedimentação e filtragem para retirada de impurezas. Nessa etapa, são gerados efluentes com grande quantidade de soda cáustica, que, se fossemliberados em corpos d’água, causariam alterações do pH e redução do oxigênio dissolvido na água, causando imediata mortandade de peixes e outras espécies da fauna aquática, além de tornar a água imprópria para consumo humano e animal.

Mas esse impacto pode ser minimizado, recuperando-se a soda, através de decantação em lagos ou filtragem por meio de filtros prensa, voltando a parte líquida para oprocesso. Os resíduos sólidos resultantes são dispostos em aterros.

O material que contém alumina é então submetido a reações químicas que provocam sua precipitação, gerando cristais de alumina que são lavados e secados por meio de aquecimento (calcinação). Esse processo gera também emissões atmosféricas – principalmente COV (compostos orgânicos voláteis) – provenientes das caldeiras e fornos decalcinação, que são captadas pelo sistema de tratamento dos gases.

Esse processo de refino transforma a alumina – Al2O3 (óxido do alumínio) – em um pó branco e fino. Para obter o alumínio a partir daí, é preciso quebrar esse óxido, o que é feito através de processo eletroquímico (em solução de fluoreto e sódio em cubas eletrolíticas revestidas de carbono). Essa quebra demanda uso intenso deenergia elétrica, fazendo com que a produção de alumínio seja a atividade industrial campeã no consumo da mesma.

Vale lembrar que produzir energia gera impactos ambientais graves. No Brasil, sua principal fonte é barramento de rios, causando alterações sociais e impactos ambientais graves como mudança no ambiente aquático, desmatamento, extinção de espécies da fauna aquática etc.
Além disto e...
tracking img