Ciclo critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa esta estruturada em três seções que comentam os principais aspectos que dão forma à moderna organização logística: tecnologia de informação, flexibilidade operacional, compatibilidade interorganizacional de estruturas e desenvolvimento de parcerias na cadeia de suprimentos. Avaliação da organização logística entre empresas comerciais e industriais do setor de alimentos.Estágio de desenvolvimento da organização logística em grandes empresas brasileiras, trata de questões relevantes à integração do processo logístico interno às empresas, com base em 10 estudos de casos em empresas consideradas líderes em seus respectivos setores. A pesquisa visou identificar se a flexibilidade na resposta ás exigências do mercado depende diretamente de uma organização logísticasofisticada. Desenvolvimento e implementado parcerias com prestadores de serviços logístico, apresenta um modelo conceitual que visa orientar o estabelecimento de relações comerciais cooperativas entre embarcadores e prestadores de serviço, com base no nível de compatibilidade de motivações e características existentes entre as partes.
De uma forma geral, as empresas têm reagido a essesmovimentos por meio de um série de mudanças, tanto nos aspectos gerenciais, quanto nos operacionais. Uma das mudanças que podem ser facilmente observadas é a busca por relacionamentos mais próximos entre as empresas industriais e comerciais, mediante um esforço de coordenação das operações logísticas. Essa é uma das razões pelas quais as questões têm crescido de importância na agenda da alta administração.A integração da cadeia de suprimento passou a ser vista como uma das maiores oportunidades para a obtenção de ganhos de produtividade no âmbito das empresas.

ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA

O sucesso empresarial é resultante de uma serié de decisões estratégicas que transcedem as questões mercadológicas e operacionais. A qualidade do processo decisório depende de uma estrutura lógica que estimule efacilite os executivos tanto no planejamento do negócio quanto em sua implementação. Na logítica, assim como em todas as áreas das empresas, presenciamos uma verdadeira revolução tecnológica em termos de disponibilidade de informação e de meios de comunicação cada vez mais eficazes e eficientes. Esses fatores têm provocado mudanças substanciais na forma de gerenciar o processo logístico,principalmente em empresas da vangarda, com o objetivo de melhor responder às ameaças e oportunidades do ambiente competitivo.
Um dos grandes desafios gerenciais da atualidade é encontrar uma forma de organização que dê agilidade e qualidade ao processo decisório, indo além dos aspectos de hierarquia e poder. Assim, o monitoramento do desempenho e a adoção de novas tecnologias de informação apresentam secomo dimensões – chaves que dão sustentação à estrutura organizacional das empresas, permitindo atingir o nível de flexibilidade operacional necessário ao sucesso dos negócios. O objetivo final é desenvolver efetiva integração do processo logístico dentro das empresas, consequentemente, alavancando a capacidade de resposta às exigências do mercado.
No entanto, a integração interna às empresaspor si só não é suficiente para viabilizar um efetivo gerenciamento das cadeias de suprimento. As empresas pertencentes a um mesma cadeia devem desenvolver mecanismos que assegurem o fluxo de produtos e de informações de maneira a maximizar a eficiência dos grandes processos que transcendem suas fronteiras, garantindo elevado nível de serviço ao cliente final. Além de estruturas organizacionaiscompatíveis, essas empresas devem desenvolver relacionamentos comerciais cooperativos com outras empresas da cadeia de suprimentos, sejam elas membros primários, sejam elas membros secundários (prestadores de serviço).

MODELO CONCEITUAL

Esse modelo é uma adaptação do modelo desenvolvido por Bowersox o qual foi baseado em ampla pesquisa denominada leading Edge Logistics feita no mercado norte...
tracking img