Gestao de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VINÍCIUS SILVA DA ROCHA

GESTÃO DE COMPRAS

Projeto de Pesquisa, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Administração com Ênfase em Recursos Humanos da Faculdade Metropolitana de Marabá.

Orientador: Prof. Sandely.

MARABÁ
2011

VINÍCIUS SILVA DA ROCHA

GESTÃO DE COMPRASProjeto de Pesquisa, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Administração com Ênfase em Recursos Humanos da Faculdade Metropolitana de Marabá.

Orientador: Prof. Sandely.

MARABÁ
2011
SUMÁRIO

1. TEMA / OBJETO 03
2. JUSTIFICATIVA 04
3. OBJETIVOS 04
3.1 OBJETIVOSGERAIS..................................................................................................04
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................................04
4. METODOLOGIA 05
4.1 ÁREA DE ABRANGENCIA......................................................................................05
4.2 INSTRUMENTO DE COLETA DEDADOS.............................................................05
4.3 TRATAMENTO DOS DADOS...................................................................................06
4.4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS........................................................06
5. CRONOGRAMA..........................................................................................................06
6.REFERÊNCIAS............................................................................................................07

1. TEMA / OBJETO

Gestão de compras é hoje considerado um centro de lucro e não simplesmente um centro de custo, uma vez que, quando bem administrado dentro do departamento, pode trazer consideráveis economias, vantagens e lucro para empresa.
A função compras é vista como parte do processo de logística as empresas,ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos.

Muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras. Esse departamento constitui o elemento de ligação entre a empresa e o seu ambiente externo, é o responsável pelo suprimentos dos insumos e materiais necessários ao funcionamentodo seu sistema é a porta de entrada da empresa para o ingresso dos materiais e insumos necessários ao seu funcionamento cotidiano.

A finalidade a aquisição de materiais, componentes e serviços para suprir as necessidades da empresa e do seu sistema, nas especificações exatas e nas datas aprazadas. Para chegar a tal finalidade, o órgão de compras das empresas precisa desenvolver e manterfontes de suprimentos adequadas. Se a empresa pode ser visualizada como um sistema aberto, o subsistema de compras e que garante os seus insumos e entradas, atuando como interface em relação ao ambiente externo. Segundo Idalberto Chiavenato (2011, p. 100).
As empresas não são auto-suficintes. Elas dependem de terceiros,
parceiros e de outras empresas pararealizar suas atividades. Para
abastecer suas operações, as empresas requerem matérias-primas,
materiais, máquinas, equipamentos, serviços, insumos que provêm do ambiente externo.

Gestão de compras assume um papel verdadeiramente estratégico nos negócios da empresa em face de volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais paratrás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.
2. JUSTIFICATIVA

Comprar exige pesquisa, investigação e procura incessante de novos fornecedores em busca da inovação. Inovação em termos de materiais melhores e mais baratos que possam influenciar positivamente o processo produtivo. Isso significa que o...
tracking img