China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REVOLUÇÃO CHINESA (1949)
Tomada do poder pelos comunistas, em 1949, que inicia uma vasta transformação política, econômica e social na China. Em 1900, o médico Sun Yat-sen funda o PartidoNacionalista (Kuomintang), em oposição à monarquia e à dominação estrangeira que marcam a China durante todo o século XIX. Apoiado por militares nacionalistas, é proclamado presidente provisório em dezembrode 1911. Mas a república não consegue estabelecer seu domínio sobre todo o país. Há conflitos com governantes militares das províncias do norte e a invasão japonesa durante a I Guerra Mundial leva aum longo período de guerra civil.

A morte de Sun Yat-sen, em 1925, provoca uma luta pelo poder no Kuomintang. A facção vitoriosa, liderada por Chiang Kai-shek, alia-se ao Partido Comunista Chinês(PCCh), fundado em 1922, contra os senhores feudais do norte do país. A aliança só dura até 1927, quando uma insurreição operária é reprimida com violência pelo Kuomintang em Xangai. Os comunistas,liderados por Mao Tsé-tung, são colocados na clandestinidade e refugiam-se em Kiangsi e Fukien, onde formam grupos de guerrilheiros e desapropriam latifúndios, organizando ligas camponesas. Em 1931, éproclamada a República Soviética da China, na região dominadas pelos comunistas, intensificando-se a guerra civil contra os nacionalistas.

Debilitada pela guerra, a China não oferece resistência aoJapão, que em 1931 invade a Manchúria e cria o protetorado do Manchukuô, sob o governo fantoche de Pu Yi, o último imperador da dinastia manchu. Paralelamente prossegue a guerra civil. Para escapar aocerco do Kuomintang, 100 mil comunistas, liderados por Mao, deslocam-se durante quase um ano por 10 mil quilômetros para a região norte do país. É a Grande Marcha (1934-1935), que dá prestígio e umadimensão quase mítica aos comunistas, que passam pelas aldeias mais remotas e conclamam os camponeses a se organizar contra os senhores da terra.

Em face do avanço japonês, o Kuomintang e o PCCh...
tracking img