Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
talismoO Desenvolvimento do capitalismo em Manaus

O Extrativismo no Período Colonial.
O interesse econômico pela Amazônia despertou-se no século XVIII mediante a procura das chamadas "Drogas do Sertão", plantas medicinais, óleos, resinas, cacau, peles, peixes e carnes secas. Embora, naquele período, tivessem sido estabelecidas, às margens dos grandes rios, fazendas para pecuária eagricultura, - cacau, café, algodão, - estas significavam muito pouco, quando comparadas com as atividades extrativas. A participação dos índios e caboclos muito contribuiu para o crescimento do extrativismo, mas os índios, na maioria dos casos, eram perseguidos e obrigados a trabalhar para os colonizadores. Não é significativa a participação do negro no extrativismo na Amazônia. A ocupação da Amazônia foimotivada pelo extrativismo, especialmente durante a segunda metade do século XIX, quando ao redor de 400.000 famílias vindas do Nordeste, lá se instalaram, à procura da borracha, cuja demanda crescente, nos Estados Unidos e na Europa, exigia um rápido aumento de produção.
Os próprios portugueses concordariam mais tarde que o cruzamento do branco coma as indias do lugar. Manaus ainda começava aengatinhar como cidade. Mesmo assim, conseguia rivalizar com a antiga e primeira capital do Amazonas. A sua excelente localização entre dois rios (o rio negro e o rio solimões), permitiam, no entanto, maiores visualiozações.
O sistema capitalista é muito simples de se analisar. Manda na empresa quem é o verdadeiro dono nos meios de produção. Quem não usufrui propriedade alguma, deve-se contentarapenas em tratar de alugar por algumas horas, todo dia, a sua capacidade de produzir. E o os esforços é normalmente compensado por um salário que lhe é dado em troca.
O Manauara seguia sua vida, alheio a todo e a qualquer tipo de revolução, seja ela comercial, industrial ou, mesmo agrícola. Ate o extrativismo era um tanto incipiente e rudimentar, embora já começasse a aparecer em determinada cidadeparaenses, alguns indícios de plantações de borracha.
A Estagnação Econômica

Na região composta de imensas áreas em tão pouco tempo da superabundância para o total declínio, pois aconteceu em toda a Amazônia brasileira e mais especificamente em Manaus, no período conhecido como natural da borracha.Nas cidades, destacavam-se estrutura inteiras de casas abandonadas e desmanchadas,a medidaVoltando a realidade, já que a borracha continuava sendo uma matéria-prima apenas extraída e não cultivada,como se fazia no Oriente,nem mesmo a implantação do Plano Brasileiro de defesa da borracha de 1912, de nada adiantou,acentuando-se ainda mais a crise depois de 1918.
Com a consolidação do crescimento progressivo da produção da borracha estrangeira anualmente, acabou-se definitivamente operíodo áureo do ouro na Amazônia.
Em vista disso, as exportações diminuíram drasticamente e o preço abaixou, com o aumento concorrencial da oferta. A situação econômica e social da região, que já era das melhores, ficou péssima.
Os seringueiro abandonaram quase que totalmente os seringais, o comercio e a incipiente industria praticamente fracassaram e o povo acabou passando por grandes dificuldade.A estagnação econômica em Manaus não permitia grandes saltos comercias , muito menos industriais. Com isso, o setor terciário acabava sofrendo as maiores conseqüências, limitando-se apenas a pequenos serviços públicos e bancários.
Em meio a tanta confusão ,tentou-se até mesmo encontrar petróleo na região na década de 50, incentivados principalmente pela política nacional loba tina do petróleoé nosso e pelo sucesso da exploração de óleo e gás natural em Solos amazônicos dos países vizinhos. Especialmente no Equador, Venezuela e na Bolívia.
De concreto mesmo ficou a construção em Manaus da única refinaria de porte da Amazônia brasileira, batizada recentemente de isaac B.Sabbá, numa justa homenagem ao seu precursor e principal fundador, que durante anos se abasteceu exclusivamente...
tracking img