Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regulamento do Programa de Estágio, Atividades Complementares e Trabalho de Conclusão de Curso



1 Programa de Estágio e Atividades Complementares


O egresso em Ciência da Computação precisa ser capacitado com uma base sólida de informações, necessárias ao exercício da profissão. Essa capacitação deve ser ministrada não só sob a forma de conteúdos de informações diversas, comotambém sob a forma de atividades práticas nos mais diversos moldes, com objetivos que variam entre o domínio da prática, atualização, especialização ou mesmo simples aprendizado.
Dessa forma, ao longo do curso de graduação em Ciência da Computação, o aluno deverá cumprir uma série de atividades, sob a supervisão dos professores responsáveis, dentro de uma dinâmica previamente estabelecida, com o fimde não deixar que tais atividades se dispersem em objetivos estranhos aos pretendidos para a formação do estudante.
Dentro destes moldes, o curso de Ciência da Computação instituiu o Programa de Estágio e Atividades Complementares, que deverá atender aos seguintes objetivos:

❖ Possibilitar atividades teóricas e práticas de complementação da formação do estudante;
❖ Proporcionar aoestudante oportunidade de se qualificar, com vistas a um mercado cada vez mais exigente e seletivo;
❖ Aproximar o estudante da realidade do mercado de trabalho;
❖ Estimular o aprendizado científico;
❖ Estimular o aprendizado prático e o inter-relacionamento profissional;
❖ Orientar o estudante quanto às tendências de mercado que exigem do atual profissional um espírito empreendedor, capacidade deliderança, perseverança e habilidades de constantes atualizações para acompanhar o avanço do mercado.

O Programa de Estágio e Atividades Complementares integram a estrutura curricular do curso e compreende um conjunto de atividades, com carga horária mínima a ser cumprida durante a graduação. Sendo válidas as atividades que estejam previstas neste regulamento, sendo que todas asatividades devem ter documento comprobatório – certificado, diploma ou declaração expedida por órgãos ou instituições reconhecidas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas – Campus Rio Pomba ou pela supervisão do programa. Serão creditadas apenas as atividades previamente autorizadas pela supervisão de programa. Cabe aos membros da Comissão de Estágio e Atividades Complementaresanalisar e validar ou não as atividades desenvolvidas.
O estudante deverá propor atividades à comissão, que procederá devida análise sobre a validade ou não da participação do estudante para o Programa de Estágio e Atividades Complementares.


Ao término de toda atividade autorizada, o estudante deverá apresentar ao seu supervisor documento comprobatório de participação na atividadee também relatório, em formulário próprio, com o registro de todas as atividades desenvolvidas. Os relatórios deverão ter o parecer do professor supervisor, validando ou não a atividade e determinando a quantidade de horas reconhecidas pela atividade desenvolvida, dentro dos limites estabelecidos para cada tipo de atividade.



Operacionalização

O Programa de Estágio e AtividadesComplementares será integralizado com o mínimo de 240 horas a serem computadas pela Comissão de Estágio e Atividades Complementares, e registradas na secretaria no término do curso de graduação. Faz-se necessário ressaltar, que estas atividades devem ser realizadas a partir do 4o período do curso de graduação, para que não haja dificuldade/impossibilidade no cumprimento da carga horária mínima doprograma. O acompanhamento das atividades realizadas durante esse período será feito pela Comissão de Estágio e Atividades Complementares.


❖ Todo estudante deverá cumprir um número mínimo de horas, previsto na tabela de atividades deste regulamento, dividida nos seguintes grupos de atividades complementares:
o Estágio em empresas devidamente conveniadas com o Instituto;
o...
tracking img