Jogo campo minado em java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista
Ciência da Computação (CC)

DESENVOLVIMENTO DO JOGO CAMPO MINADO






* Sumário

1 - OBJETIVO DO TRABALHO 3
2 - INTRODUÇÃO 4
3 - REGRAS E FUNCIONAMENTO DO JOGO 6
4 - PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO 12
4.1- Objetivo 12
4.2- Escopo 12
4.3- Elaboração e escolha de ferramentas 12
4.4- Visão Geral 13
4.5-Organização do projeto 13
4.6- Planos de processo técnico 14
4.7- Métodos, ferramentas e técnicas 15
4.8- Testes 17
4.9- Projeto final 17
5 - PROJETO 18
6 - RELATÓRIOS COM AS LINHAS DE CÓDIGO 22
6.1- Classe Grafico 22
6.2- Classe Aplicacao 23
6.3- Classe Dump 30
6.4- Classe Cronometro 31
7 - BIBLIOGRAFIA 33

OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo do trabalho de APS (Atividades PráticasSupervisionadas) foi desenvolvimento na linguagem de programação Java, um dos jogos mais populares de todos os tempos, o Campo Minado.
Depois de muita pesquisa, reuniões em grupo e estudos sobre a linguagem java foi iniciado o projeto.
Com a ferramenta case Netbeans da Oracle, o jogo foi desenvolvido utilizando javaswing, e três classes (Aplicação, Dump e Grafica) que serão descritas no Tema(Projeto).
O tamanho do tabuleiro exigido foi disposto em três níveis de dificuldade onde o jogador deverá escolher entre fácil, intermediário e difícil.

INTRODUÇÃO

Campo Minado ou Minesweeper é um jogo mundialmente conhecido, tornou-se popular principalmente pela plataforma Windows da Microsoft.
Esse jogo foi inventando inicialmente para o sistema OS/2 por Curt Johson que começou a trabalhar naMicrosoft em 1989, e como hobby escreveu o jogo onde o objetivo era encontrar um caminho através de um campo minado.
Seu colega de trabalho Robert Donner, queria escrever um jogo para Windows e Curt repassou o código fonte para ele como ponto de partida.
Mantendo os gráficos originais, em um final de semana ele desenvolveu a aplicação principal e simplesmente de o nome de “MY” em português“Meu”.
Passou por algumas transformações durante um período.
E em maio de 1990 após o lançamento do Windows 3.0, a Microsoft decidiu lançar uma coleção de jogos para a sua nova plataforma, onde os funcionários foram convidados a apresentar jogos, e Donner apresentou dois jogos dentre eles o Winmine.exe assim nomeado por ser um jogo com minas que era um arquivo executável para o sistema de arquivos FAT8.3 usado na época.
Ambos os jogos de Donner foram aceitos e lançados como parte do entretenimento Pack do Windows em 8 de outubro de 1990.
O jogo tornou-se famoso quando a Microsoft incluiu ao lado Solitaire no lançamento do Windows 3.1 em 06 de abril de 1992.
Nesse laçamento jogo passou a se chamar Minesweeper 3.0 para coincidir com a versão do Windows. Robert Donner e Curt Johnson são osautores, mascom direitos autorais pertencentes à Microsoft.
O jogo o objetivo é clicar nos quadrados vazios dispostos em um tabuleiro desvendando o campo, evitando as minas.
O jogo é ganho quando todos os quadrados que não têm minas são revelados.
Observando o contexto em que o jogo foi criado, a sua proposta simples mas criativa , o coloca entre um dos jogos mais clássicos criados para umaplataforma computacional.
O Campo Minado apresenta um desafio matemático e lógico dispondo de ferramentas simples e fáceis de usar.
O jogo apresenta uma sentença de escolhas baseada nos números revelados dentro de um quadro de possibilidades.
A dificuldade do jogo aumenta de acordo com o tamanho do campo e a quantidade de minas inserida, bastando um clique errado para todo o jogo ser perdido.
Ofato de o jogo ser até os dias de hoje lançado para praticamente todos os sistemas de computadores é justificado pela sua propriedade de ser um excelente passatempo, saudável para mente, para todas as idades e bem aceito por aqueles que o utilizam.
Sua mudança através do tempo trouxe modificações em sua aparência mas não em sua jogabilidade em si. Mantendo suas mesmas características como o...
tracking img