Charges e cartuns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHARGES E CARTUNS


HISTÓRIA DA CHARGE

As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressarde forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até ostempos de hoje.



HISTÓRIA DA CARTUM

O termo é de origem inglesa, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série decharges que parodiavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. Os projetos dos artistas, expostos, foram alvosdas críticas e da mordacidade do povo inglês, e a revista PUNCH resolveu os seus próprios cartuns, parodiando a iniciativa da Corte.



CHARGES
CONCEITO :

Charge é umestilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.



CARTUNS
CONCEITO

Umcartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia deuma sociedade.


DIFERENÇA ENTRE CHARGE E CARTUNS
A diferença entre a arte da charge e a do cartum é muito sutil. Por serem ligadas ao humor são normalmente confundidas, ou mesmoconsideradas sinônimas. Entenda a diferença entre as duas.
O cartum, assim como a charge, é uma piada gráfica. O que diferencia uma arte da outra é que a charge está presa aacontecimentos mais recentes, portanto mais próxima do jornalismo e, de certa forma, a ele atrelada. O cartum é atemporal, seu tema é universal, compreendido por todos, independente de tempo e lugar.
tracking img