Ceteb curso 117 – educar na diversidade – a inclusão do

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matrícula GO/10T0613
Curso: 117 – Educar na diversidade – a inclusão do aluno no contexto escolar
Nome:

PROVOCAÇÃO
- “Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças”.

O que você pensa disso?
01 – Você considera que nossas escolas vêm cumprindo sua obrigação de ensinar?
Não, no sentido como Drummond coloca em sua poesia, essa escola envolvente em que o aluno vá por vontade própria,onde o envolvimento e a construção do conhecimento são feitos de forma que o aluno realmente entenda as fórmulas e eventos e que não seja refém dos livros didáticos e da decoração, o que infelizmente, muitas vezes prevalece.

02 – Como atender a oração de Drummond? Só pedindo a DEUS?
A fé é um fator muito importante, mas é necessário maior investimento tanto de recursos materiais, como na formaçãode recursos humanos mais cientes de seu papel, mais capacitados para atender aos atributos desta escola ideal apresentada por Drummond. Existe a necessidade da participação dos governos, da sociedade e de todas as pessoas envolvidas na educação, principalmente professores na busca de aprimoramentos e quem sabe um dia chegar a uma escola atrativa, envolvente que incentivasse a convivência entreas diferenças como a apresentada pelo poeta.

03 – O que nós podemos fazer?
Exigir mais de nós mesmos e de quem nos governa, pois o problema é social e deve ser compartilhado por toda a sociedade, todos devem refletir e analisar a sua parcela de responsabilidade, e através de uma refundação buscar uma educação de qualidade para todos, que busque em si mesma as soluções para estes problemas.Então é necessário acordar para a necessidade de mudança e que todos um dia possamos construir uma escola que priorize a educação em si, que possibilite formar mentes pensantes e críticas de seu tempo.

UNIDADE I – A ESCOLA INCLUSIVA
Texto único – A escola inclusiva
O que você pensa disso?
04 – Considerando que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares jáestá assegurada por lei, como garantir, além da vaga, que as aprendizagens ocorram?
O aluno especial possui obstáculos para a sua aprendizagem, mas através de um trabalho sério, há a possibilidade que as aprendizagens ocorram, mas respeitando o ritmo deste aluno, pois cada pessoa possui um ritmo diferenciado de aprendizagem, mas como foi falado, investimento público e motivação dos funcionários,da família, da comunidade escolar como um todo possibilitariam que essas crianças aprendessem, mas muito mais importante é motivar as suas aptidões e vontades, suas áreas de interesse, pois como disse Drummond não devemos ficar presos aos livros didáticos.
05 – Garantia de vaga, sem qualidade de ensino, atende o aluno?
Não, o simples fato de frequentar as aulas sem qualidade de ensino nãoauxilia na adaptação do aluno especial, nem em sua integração com a comunidade escolar. Mesmo que seja uma vitória incitar a convivência entre os diferentes na escola, a qualidade de ensino deve ser levada a sério para quem sabe num futuro próximo termos uma educação de qualidade para todos.
06 – O que a escola tem a oferecer ao aluno?
Recursos para que o aluno possa enfrentar as dificuldades daatualidade, pois sem a educação e o estudo, hoje em dia, não há como sobressair neste mundo extremamente competitivo, além de incentivar este aluno a pensar sobre os problemas que afligem a nossa realidade, serem cidadãos mais responsáveis, críticos e que não apenas aceitem a diversidade e os alunos especiais, mas colaborem para melhor atendê-los.
07 – Como é, para você, a escola que se flexibilizapara avaliar a qualidade de suas concepções e ações?
É uma escola que visa se aprimorar, que não está parada no tempo, pois a reflexão sobre si mesma é de fundamental importância para a evolução da qualidade de ensino e incentiva a busca de novas ações para melhor atender a todos os alunos, promovendo maior integração de todos os funcionários, o que possibilita enormes benefícios para todos,...
tracking img