Cervejaria artesanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE HUMANAS
TURMA 3NA
JOSÉ ROBERTO DE LIMA BEZERRRA
JOSENILDO SILVA
JADIVAN VILLAR
EUZEFRAN CAROLINO
THIAGO PUPULIN
PROF Me. – HILTON FREIRE DO NASCIMENTO

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

SCHOPPEN –CERVEJARIA ARTESANAL





JOÃO PESSOA, ABRIL DE 2012


A SCHOPPEN – CERVEJARIA ARTESANAL LTDA, é uma microempresa instalada no bairro do Cabo Branco noMunicípio de João Pessoa-PB. Tem como finalidade a produção e comercialização de cervejas artesanais, funcionando em um ponto comercial alugado, a empresa possui 10 funcionários sendo um cozinheiro, um auxiliar de cozinha, cinco garçons e três funcionários que trabalham na produção, armazenagem e abastecimento das chopeiras.
Trabalhando 40 (quarenta) horas semanais, todos os funcionários têmcarteira assinada e o devido recolhimento das obrigações trabalhistas, bem como pagamento de horas extras. Os 10% dos garçons fica a cargo exclusivamente dos clientes, já que não é obrigatório.
Seus cinco sócios desenvolvem funções específicas dentro da empresa, que fundada em março de 2012 direciona sua produção exclusivamente para os clientes que freqüentam seu bar.

A SCHOPPEN – CERVEJARIAARTESANAL, possui em sua estrutura organizacional as seguintes características:

* Diretor Geral / Financeiro – José Roberto de Lima Bezerra
* Diretor de Produção / Operacional – Euzefran Carolino
* Diretor de Vendas (Franquias) – Jadivan Vilar
* Diretor de Recursos Humanos (RH) – Josenildo Silva
* Diretor de Marketing – Thiago Pupulin
* Dez funcionários de níveloperacional

Na SCHOPPEN a idéia é projetar uma microcervejaria que abastecerá inicialmente só o bar da fábrica. Com uma produção relativamente baixa (vendas somente a varejo), a implantação deste projeto se torna extremamente econômica, deixando uma margem de lucro considerável para os investidores. Também pelo fato da produção anual ser baixa, esta microcervejaria não será considerada concorrente dosgrandes grupos existentes no mercado.

O corpo diretivo da SCHOPPEN tem formação de nível médio e relativa experiência prática nas funções que desempenham dentro da empresa, mesmo assim, todos os sócios fazem curso de nível superior na área de administração. Os cinco sócios fundaram a empresa e supervisionam toda produção e comercialização das cervejas com muito critério para poder manter aqualidade dos produtos e serviços e não perder o foco de sua missão empresarial.

1.1. Análise do Negócio da Empresa

A SCHOPPEN aposta num nicho de mercado, e não na concorrência direta com as grandes marcas. Ela está voltada para um público mais sofisticado. As microcervejarias trabalham com produtos diferenciados. Cervejas Artesanais
podem ser degustadas como um bom vinho. Produzindo de formaartesanal dezenas de variedades de cervejas conquistando assim um público sofisticado e fiel.

Outro tipo de uso seria para a realização de festas reuniões, casamentos e outros eventos. Poderia ainda funcionar como ponto turístico ao fazer parte de roteiros organizados por agências de viagens. Além disso, a diversidade da cultura e das preferências nacionais favorece a fabricação de variadostipos de cervejas. Assim, em algumas regiões, a população pode preferir determinado tipo de cerveja e uma pequena fábrica pode responder a essa demanda.

Alta qualidade das cervejas e atendimento diferenciado em um ramo pouco explorado na nossa região, uma grande indústria jamais faria uma cerveja para atender a um público tão limitado. É aí que entra a SCHOPPEN, que pode fabricar de 10 ou 20mil litros por mês, atendendo assim as necessidades de nosso público alvo.

O principal atributo da SCHOPPEN é o fato dela não passar pelo processo de pasteurização, ela não é submetida a temperaturas elevadas e não possui conservantes seguindo a lei de pureza alemã (Reinheitsgebot 23 de Abril de 1516) que não permite na fabricação nenhum outro ingrediente além do puro malte de cevada,...
tracking img