Cerrado e os tipos de solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACERÍSTICAS GERAIS DO CERRADO
Com uma área de cerca de 2.000.000 Km², o bioma reúne de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Pará e Rondônia. Uma das principais características do Cerrado é a de ter contato com todos os outros biomas brasileiros, permitindo um constante fluxo genéticoentre as espécies, especialmente por suas matas de galeria, onde são observadas diversas espécies típicas dos biomas adjacentes. Esses corredores ecológicos são tão diversos que permitem encontrar em pleno Distrito Federal espécies típicas da Mata Atlântica, como o famoso Palmito Juçara (Euterpe edulis).
Estima-se que 70% da área do Cerrado seja potencialmente agricultável. Atualmente,  5% da áreatotal é usada com agricultura e 17% com pastagens plantadas. A área ocupada com agricultura saltou de 5 milhões de hectares em 1970 para 11 milhões em 1990. Nesse mesmo período, a produção de grãos aumentou de 6 para 20 milhões de toneladas e a produtividade foi de 1,2 t/ha para 1,9 t/ha. Utilizando tecnologia já existente seria possível alcançar uma produtividade de 3,2 t/ha. Esse é o nossodesafio. Aumentar a produtividade agrícola do Cerrado, gerando renda e empregos, com certeza ajudará a diminuir a pressão ocupacional sobre ecossistemas mais sensíveis como a Amazônia e o Pantanal. Rica em endemismos, a formação vegetal do Cerrado é considerada a mais especializada do território brasileiro, apresentando espécies vegetais extremamente adaptadas aos solos ácidos e com alto teor dealumínio livre, além de grande resistência ao fogo
Depois que passou a ser considerado como a principal área de expansão para a agricultura, o Cerrado tem perdido suas áreas naturais em ritmo acelerado, contribuindo para a perda da biodiversidade brasileira. Embora não haja estimativas recentes e conclusivas que apresentem o estágio atual de sua devastação, os estudos de meados da década passadasinalizavam que pelo menos cinqüenta por cento do Cerrado já estavam totalmente comprometidos.
O solo do cerrado apresenta pH ácido, variando de 4,3 a 6,2. Possui elevado conteúdo de alumínio, baixa disponibilidade de nutrientes, como o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, matéria orgânica, zinco, argila, compondo-se de caulinita, goetita ou gibsita. O solo é bem drenado, profundo e com camadas dehúmus. E a regeneração artificial é feito com espécies de Acacia, Agathis, Araucaria, Cassia, Cedrela, Cupressus, Pinus, Podocarpus, Terminalia, entre outras.

Podzólicos / Argissolos
Classificação antiga: Podzólico
Classificação atual: Argissolo
Características gerais
São solos minerais, não-hidromórficos, com horizonte A ou E (horizonte de perda de argila, ferro ou matéria orgânica, decoloração clara) seguido de horizonte B textural, com nítida diferença entre os horizontes. Apresentam horizonte B de cor avermelhada até amarelada e teores de óxidos de ferro inferiores a 15%. Podem ser eutróficos, distróficos ou álicos. Têm profundidade variadas e ampla variabilidade de classes texturais.
Na Região do Cerrado, as classes mais comuns de Podzólicos são o Podzólico Vermelho-Amarelo(PV) e Podzólico Vermelho-Escuro (PE). Esse último distingue-se pela coloração avermelhada mais escura e teor de óxidos de ferro mais elevado. Alguns podzólicos podem mostrar características intermediárias com outras classes de solos, como pouco desenvolvimento de estrutura e cerosidade, próprios de latossolos ou cambissolos.
Os Argissolos ocupam 15% da área do Cerrado. O mapa nestapágina mostra a distribuiçãodas principais áreas de ocorrência de Argissolos no Brasil. Como se vê, eles estão amplamente distribuídos por todo o território brasileiros. Estes solos eram anteriormente chamados de Solos Podzólicos. Estes solos têm como característica principal a presença de um horizonte B textural (Bt). Esse horizonte B textural é formado pela movimentação de argila dos...
tracking img