Gradientes no cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA CAROLINA MENDES
JULIANA DALCASTAGNE

PROJETO SOBRE GRADIENTES NO PARQUE ESTADUAL DO CERRADO, JAGUARIAÍVA-PR: COMPARAÇÃO VEGETACIONAL DE SUBDIVISÕES DO CERRADO - CAMPO LIMPO E CAMPO SUJO

Relatório apresentado para avaliação na disciplina Ecologia de Comunidades, do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Regional de Blumenau.
Professor:Luís Olímpio.

BLUMENAU
ABRIL/2011
Introdução
O Parque Estadual do Cerrado constitui uma importante amostra da vegetação da região nordeste do estado, apresentando fisionomias que vão desde formações florestais e savânicas até campos abertos, variando principalmente quanto à formação do dossel e continuidade, dependendo das condições locais e da ocorrência de fogo, aparecem fisionomias como:campo limpo, campo sujo, campo cerrado, cerrado senso strito, cerradão (RIBEIRO & WALTER, 1995). A grande heterogeneidade de paisagens, características do cerrado, abriga uma importante diversidade florística com um significativo número de espécies de plantas endêmicas (GIULIETTI, 2000).
A primeira descrição da vegetação do Parque foi realizada por UHLMANN et al. (1995 & 1997). Os autoresclassificaram a vegetação em três tipos fisionômicos, floresta estacional semidecídua, cerrado e campo.
O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, e recentemente foi incluído na listas dos “hotspots” (SILVA & BATES, 2002). A inclusão do bioma cerrado nesta lista tem um ponto positivo, pois significa o reconhecimento, em nível mundial, de sua rica biodiversidade. De outro lado, suainclusão também mostra que ele está sendo considerado um ambiente bastante ameaçado e que a sobrevivência de suas espécies depende de sua conservação e preservação (FIEDLER, 2004).
De modo geral, o cerrado encontra-se bastante ameaçado. Espécies nativas importantes, comercial e ecologicamente, estão desaparecendo em função da ocupação desordenada da expansão urbana e agropecuária, da exploraçãoirracional e do uso indiscriminado do fogo (FIEDLER, 2004).
No estado do Paraná, os campos cerrados ocupavam uma área de cerca de 1.700 Km². Atualmente as poucas áreas que encontramos cerrado são nos municípios de Jaguariaíva e Sengés e pequenas áreas com elementos de cerrado nos municípios de Sabaudia e Cianorte como manchas disjuntas de cerrado. Já o famoso cerrado de Campo Mourão restringe-se apenasalguns hectares. Estas áreas por estarem isoladas da distribuição contínua do cerrado, podem apresentar limitações na colonização de espécies, devido à grande distância da fonte de propágulos, que é um dos fatores que influenciam na colonização de habitats e na dispersão das espécies (HATSCHBACH E ZILLER,1995).
O cerrado é um bioma que possui muitas restrições sendo seus principais fatores oclima, solo e relevo que influenciam tanto na flora quanto na fauna. E devido a estas barreiras podemos observar uma grande diversidade de espécies.
Notamos que à medida que íamos subindo pela trilha do parque a densidade de plantas aumentava e conseqüentemente a fisionomia do Cerrado se alterava, deixando claro que quanto maior a altitude mais densa era a floresta, ou seja, mais fechada.
Nesteprojeto daremos ênfase ao tipo fisionômico: Cerrado que apresenta subdivisões, sendo a comparação dos gradientes Campo Limpo e o Campo Sujo abordados neste trabalho, e os mesmos são dependentes do adensamento e condições edáficas, apresentando deste modo mudanças diferenciadas na paisagem.

Objetivos
- Observar a paisagem do Parque do Cerrado detalhadamente tomando nota do que foi avistado.- Comparar os gradientes das espécies vegetativas do Cerrado limpo e do Cerrado sujo, indicando os principais fatores dessa heterogeneidade.
- Formular hipóteses em relação à diversidade e riqueza das espécies encontradas nos dois gradientes comparados.
Métodos
A comparação entre gradientes do Campo limpo e Campo sujo do Cerrado foi realizada no Parque Estadual do Cerrado no município de...
tracking img