Centro sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO-SUL

Uma região industrializada e complexa
O Centro-Sul do Brasil estende-se por cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo Goiás, o Sul de Mato Grosso, Mato Grosso do sul e ainda Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
1.1- Nesse complexo regional, vivem cerca de dois terços dos habitantes do Brasil e estão também as maioresdensidades demográficas e as duas principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. É ainda nessa região que se encontra a maior parte dos recursos econômicos e culturais do país: a grande maioria das indústrias, das atividades agropecuárias mais modernas, do desenvolvimento bancário e comercial, das principais universidades e centros de pesquisas científicas, etc. em 2000, cerca de78% do PIB brasileiro encontrava-se no Centro-Sul. Trata-se, portanto, da parte do território nacional mais intensamente ocupada pelo homem.
1.2- Cinco das nove principais áreas metropolitanas aparecem nessa região geoeconômica: São Paulo e Rio de Janeiro, as duas metrópoles nacionais e Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, três metrópoles regionais. Nela também se localiza Brasília, a capitalpolítico-administrativa da nação. O grau de urbanização dessa enorme região é bem maior que o da Amazônia ou o do Nordeste, observando-se também uma rede mais integrada, com maior densidade de cidades, isto é, maior concentração de cidades em relação ao espaço. A divisão territorial do trabalho entra as diversas áreas que compõem o Centro-Sul do país é bem desenvolvida, com intensos fluxos demercadorias pelo espaço geográfico. As rodovias mais movimentadas do Brasil localizam-se aí, bem como os principais portos e aeroportos.
1.3- O Centro-Sul do Brasil é extremamente diversificado, tanto do ponto de vista físico quanto, principalmente, do ponto de vista humano e social. Do ponto de vista fisiográfico, ocorre uma grande variedade de tipos de climas, solos, relevo, vegetação original,etc. Do ponto de vista social, existem áreas bem diferentes quanto ao grau e ao tipo de ocupação humana, com grandes concentrações industriais em certas partes e uma economia tradicional e agrária em outras.
Diversidades fisiográficas
Como podemos observar no mapa físico ou de altitudes do Brasil, o Centro-Sul é a região geoeconômica que possui os maiores acidentes de relevo. Os dois maiores picosdo país se encontram no norte da Amazônia, na fronteira com a Venezuela. Mas essas áreas serranas são apenas uma exceção na Amazônia, onde predominam as baixas altitudes. No Nordeste, por sua vez, existem poucas áreas com altitudes acima de 800 m. em geral, predominam altitudes inferiores a essas.
2.1- No Centro-Sul, ao contrário, existem inúmeras áreas montanhosas, serra geral, serra do Mar,serra da Mantiqueira, serra do Espinhaço, serra da canastra e outras. Apesar de não haver nenhum pico com altitude superior a 3 mil metros, predominam os planaltos e as serras, com poucas planícies. Por isso, as rodovias dessa região têm muitas curvas e apresentam inúmeras pontes e túneis.
2.2- Três tipos de clima predominam no Centro-Sul:
• Clima tropical típico: ocorre na porção nortedessa região: Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas gerais e oeste de São Paulo;
• Clima subtropical: predomina na porção sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e num pequeno trecho no sudeste de São Paulo.
• Clima tropical úmido ou litorâneo: ocorre numa faixa situada no Nordeste da região Centro-Sul: Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de São Paulo.

Diversidades naocupação humana
Por ser o complexo regional de mais intensa ocupação humana, o Centro-Sul do Brasil apresenta as maiores diversidades na organização do espaço geográfico, onde existem desde áreas bastante industrializadas e urbanizadas com agropecuária tradicional e pouca urbanização.
3.1- Na realidade, o Centro-Sul não possui uma identidade regional tão característica quanto o Nordeste ou a...
tracking img