Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras de Sintaxe

Figura Elipse Definição Omissão de palavras ou expressões que são facilmente reconhecidas no texto. Caso especial de elipse. Omissão de palavra mencionada anteriormente. Concordância de um termo não com a palavra expressa, mas sim com a idéia subentendida. Repetição proposital de conjunções para enfatizar uma idéia. Omissão proposital de conjunções aditivas. Exemplos - Apósa queda, nenhuma fratura. - Sabemos o que queremos. - No mar, tanta tormenta e tanto dano.

Zeugma

- Ele come carne, eu verduras. - Ela gosta de história, eu de física. - Eu gosto de futebol, ele de basquete. - Todos nesta sala somos gaúchos. - O gaúcho é bravo e forte. Não fogem da luta. - Porto Alegre é linda.

Silepse

Polissíndeto

Assíndeto

Pleonasmo

Anáfora

Usoproposital de palavras ou expressões Redundantes para enfatizar uma idéia. Repetição da mesma palavra ou expressão no início de versos ou frases.

- Chegamos de viagem e tomamos banho e saímos para dançar. - E o golpear de doze mil braços, e o acalcanhar de doze mil coturnos. - E seis mil revólveres, e vinte canhões, e milhares de granadas. - Chegamos de viagem, tomamos banho, depois saímos para dançar.-Peguei o exercício, levei-o para casa, li, reli, voltei à escola, briguei com a professora, fui à direção, reclamei a falta de conectivo. - Soltei a pena, Moisés dobrou o jornal, Pimentel roeu as unhas. - Palpou com as mãos e pisou com os pés. - Ele quis subir para cima da casa. - Esta colherinha é muito pequena. - Cada alma é uma escada para Deus, Cada alma é um corredor-Universo para Deus, Cadaalma é um rio correndo por margens de Externo Para Deus e em Deus com um sussurro noturno. - Nem tudo que ronca é porco , Nem tudo que berra é bode, Nem tudo que reluz é ouro, Nem tudo falar se pode. - Nada vai me fazer desistir do amor... Nada vai me fazer desistir de voltar todo dia pro seu calor... Nada vai me levar do amor... - Dança, à noite, o casal de apaixonados no clube. - Das minhascoisas cuido eu! - Aves, desisti de as ter! - Ele, nada podia assustá-lo. - E a menina, para não passar a noite só, era melhor que fosse dormir na casa de uns vizinhos. - Eu, que era branca e linda, eis-me medonha e escura.

Hipérbato ou Inversão ou anástrofe Anacoluto

Alteração da ordem normal dos termos na oração ou das orações no período. Interrupção da frase quando outro pensamento éiniciado sem ligação alguma com o anterior.

Figuras Sonoras
Figura Aliteração Definição Repetição de fonemas consonantais para sugerir um som. Criação de uma palavra com base no som de certos objetos e animais. Repetição de fonemas vocálicos. Exemplos - O rato roeu a roupa do rei de Roma. - Belos beijos bailavam bebendo breves brumas boreais. - Velas vagas vigiam verdades virgens velando vagarosasvozes. - Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram. - Miau-miau. Eram os gatos miando no telhado a noite toda. - Tic-tac! Fazia o relógio. - A mágica presença das estrelas! - João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento. - Ó Formas alvas, brancas, Formas claras.

Onomatopéia

Assonância

Figuras da Palavra
Figura Comparação Definição Comparação de dois elementos, com o usode conjunções comparativas, destacando uma qualidade que seja comum a ambos. Comparação, sem o uso de conjunções comparativas, de dois elementos que tenham uma qualidade em comum. Substituição do significado de uma palavra pelo significado de outra com a qual tenha alguma relação. Existem três tipos de relação: 1- Autor pela obra 2- Marca pelo produto 3- Lugar por habitantes Atribuição de novosignificado a um termo já existente e consagrado. Exemplos - Ele é forte como um touro. - O meu coração está igual a um céu cinzento. - O carro dele é rápido como um avião.

Metáfora

- Joana é uma flor. - Minha boca é um tumulo. - Essa rua é um verdadeiro deserto. - Li Machado de Assis (autor pela obra). - Comprei um Fiat (marca pelo produto). - O Brasil vibra com o futebol (lugar por...
tracking img