Trab.economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSE E RESPONDA 1:
1. Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?
R: A diferença de entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico é que, crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. Ocrescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.

2.Qual o principal problema econômico que o Brasil enfrenta? Apresente uma
argumentação baseada em fatos e opine.

O maior problema atual econômico do Brasil não é a inflação, mais sim a falta de mão de obra qualificada, dados apresentado no Jornal Valor Econômico “ explica o fraco desempenho da economia brasileira que existem dois tipos básicos de justificativa. A primeira joga a culpa na faltade demanda criada pela "segunda rodada" da crise externa de 2011. Para outra corrente, o problema principal são as restrições da oferta agregada, seja o apertado mercado de trabalho ou a falta de infraestrutura adequada.”
A falta de pessoas qualificadas no mercado de trabalho brasileiro é a principal causa da limitação da economia do país, na verdade existem várias vagas de empregos abertas,porém nas seleções apenas algumas tem qualificação para serem exercidas, existe exemplos curiosos avaliados pelo comentarista Carlos Alberto Sardenberg numa reportagem exibida pelo Jornal do Globo no dia 25/02/2010, que afirmou que “o Brasil, após resolver os problemas na economia, ainda precisa resolver os da educação. Não faltam vagas, porém há falta de qualificação ao trabalhador e isso impede ummaior desenvolvimento econômico do país”. Os índices do OCDE Brasil se encontra em 54º no ranking do PISA- matemática e destaca um pouco melhor em línguas.
A educação e profissionalização brasileira é fundamental para que industrias, fábricas e comércios continuem a crescer sua economia, pois sem mão de obra não se tem produtivivadade, sem produção não se tem demanda e sem demanda não há vendasem exportações fazendo com que a quantia pouca de produto que produzidos fiquem circulando internamente no país e dando um passo errado na economia brasileira. Vale lembrar também que a falta de profissionalização afeta o desenvolvimento tecnológico do país impedindo seu crescimento.
Fonte: http://www.valor.com.br/opiniao/3033172/paradas-subitas-e-crescimento-economico#ixzz2MmZpFbAA

3.Como vocêvê o Brasil no contexto mundial?

R: Vejo o Brasil como um país emergente, que está em desenvolvimento e tem boas relações com os demais países, em rumo de se tornar desenvolvido como um dos países do grupo dos PIGS Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha em ingles Spain.

4. Se você fosse o ministro da fazenda, qual a ancora que você proporia para
Sustentar o desenvolvimentobrasileiro?

R: Se eu tivesse a autoridade de Mantega, concerteza melhoraria a educação do Brasil, pois com a copa de 2014 pode se observar que no Brasil falta muita mão de obra qualificada nas empresas de construções civis, que buscam trabalhadores em outras construções porque não tem mão de obra qualificada, não tem pessoas especializadas para fazer as tarefas desdo cargo de servente de pedreiro atéengenheiro civil.
Na área das ciências rurais, faltam muitos biólogos e agrônomos para trabalharem com a produção de produtos como café, arroz, soja e entre outros que só o Brasil tem estrutura para produzir em suas estâncias. Na área da indústria o Brasil é pobre em matéria de inovação e criação de tecnologia, ou seja, não tem engenheiros suficientemente qualificados e capazes de dominar a...
tracking img