Trab.economia

2725 palavras 11 páginas
PENSE E RESPONDA 1: 1. Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?
R: A diferença de entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico é que, crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.

2. Qual o principal problema econômico que o Brasil enfrenta? Apresente uma argumentação baseada em fatos e opine.

O maior problema atual econômico do Brasil não é a inflação, mais sim a falta de mão de obra qualificada, dados apresentado no Jornal Valor Econômico “ explica o fraco desempenho da economia brasileira que existem dois tipos básicos de justificativa. A primeira joga a culpa na falta de demanda criada pela "segunda rodada" da crise externa de 2011. Para outra corrente, o problema principal são as restrições da oferta agregada, seja o apertado mercado de trabalho ou a falta de infraestrutura adequada.”
A falta de pessoas qualificadas no mercado de trabalho brasileiro é a principal causa da limitação da economia do país, na verdade existem várias vagas de empregos abertas, porém nas seleções apenas algumas tem qualificação para serem exercidas, existe exemplos curiosos avaliados pelo comentarista Carlos Alberto Sardenberg numa reportagem exibida pelo Jornal do Globo no dia 25/02/2010, que afirmou que “o Brasil, após resolver os problemas na economia, ainda precisa resolver os da educação. Não faltam vagas, porém há falta de qualificação ao trabalhador e isso impede um

Relacionados