Celulas-tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As células são blocos de construção fundamentais da vida, o que todas elas possuem em comum, são os pequenos sacos basicamente compostos por água, delimitadas por uma bicamada lipídica. Um tipo celular muito utilizado em terapias são as células tronco constituídas por células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo, capazes de se transformar em qualquer célulaespecializadas do corpo, ou seja, induzidas a formar as duzentos e cinquenta e seis células dos tecidos e órgãos com funções especiais. São encontradas nos embriões, tecidos adultos, como sistema nervoso, fígado, intestino, medula óssea e do cordão umbilical de recém-nascidos.

As células-tronco embrionárias (CTE) são derivadas diretamente dos tecidos pluripotentes dos embriões em estágiopré-implantacional. Estas células recebem esse nome devido elas poderem ser expandidas em cultura celular mantendo suas características pluripotenciais e dando origem a diversos tipos celulares presentes no embrião e no adulto. Tais células são muitas vezes descritas como totipotentes, referindo-se a sua capacidade de dar origem aos três folhetos embrionários. No entanto, tais células não são capazes deregenerar um blastocisto, não produzindo, portanto um embrião completo. Assim, o termo totipotente dever ser aplicado somente ao zigoto e os blastômeros nas fases iniciais de clivagem [1].

Já as células-tronco adultas, são encontradas no meio das células diferenciadas que compõem as estruturas do corpo humano. Elas têm a função de renovar e reparar os tecidos do corpo. Contudo, por existirem emquantidades reduzidas e pela dificuldade que apresentam para se dividir em relação às embrionárias a produção deste tipo de célula em um laboratório clinico é limitada. Mesmo assim, cientistas desenvolvem a cada dia novos métodos para incrementar a cultura e manipulação delas para a utilização em tratamentos de lesões e doenças. As células-tronco hematopoiéticas (responsáveis tratamentos de lesões edoenças. As células-tronco adultas podem ser divididas em dois tipos pela formação dos diferentes tipos celulares sanguíneos), e as células-tronco mesenquimais (pode formar tecido cartilaginoso, ósseo, adiposo e muscular. Foi descrita primeiramente, no estroma da medula óssea). Ambas podem ser encontradas na medula óssea, mas a última também pode ser encontrada em outros tecidos. [2]
Ascélulas-troncos mesenquimais representam uma rara subpopulação das células tronco da medula óssea que podem ser expandidas mitoticamente em meio de cultura, em decorrência da facilidade em se dividir e proliferar.

A clonagem terapêutica permite a criação de um tecido idêntico, essa terapia é utilizada atualmente quando o corpo tenta rejeitar as células implantadas, sendo identificadas como corpos invasores.Os médicos inibem esta reação do sistema imunológico prescrevendo poderosos medicamentos anti-rejeição que os pacientes têm que tomar pelo resto da vida. Mas esse problema não ocorreria com células criadas através da clonagem. Elas seriam produzidas a partir das células dos próprios pacientes e, portanto não seriam tratadas como invasoras pelo sistema imunológico.
Os médicos inibem esta reação dosistema imunológico prescrevendo poderosos medicamentos anti-rejeição que os pacientes têm que tomar pelo resto da vida. Mas esse problema não ocorreria com células criadas através da clonagem. Elas seriam produzidas a partir das células dos próprios pacientes e, portanto não seriam tratadas como invasoras pelo sistema imunológico.

Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que seoriginam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.[3]

As propriedades terapêuticas das células-tronco contidas nos tecidos dos corpos adultos...
tracking img