Celulas eucarioticas e procarioticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Carboidratos

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares. São formados fundamentalmente por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), por isso recém a denominação de hidratos de carbono. Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética.




Ciclo de KrebsO ciclo de Krebs ,também chamado de ciclo do acido tricarboxilico ,foi descoberto pelo bioquímico Hans Adolf Krebs.


























3



Carboidratos



Os carboidratos são substâncias extremamente importantes para a vida, e sua principal fonte são os vegetais, que os produzem pelo processo da fotossíntese. Os vegetais absorvem a energia solar e atransforma em energia química, produzindo glicídios. E é desses glicídios que todos os outros seres vivos dependem para sobreviver. Essa energia é passada para os níveis tróficos seguintes: Os herbívoros obtêm essa energia se alimentado de vegetais. Essa energia é passada para o nível seguinte, pois os carnívoros se alimentam dos herbívoros e assim por diante.
Alguns carboidratos podempossuir outros tipos de átomos em suas moléculas, como é o caso da quitina, que possui átomos de nitrogênio em sua fórmula.
Estão relacionados com o fornecimento de energia  imediata para a célula e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Os carboidratos são os principais produtos da fotossíntese.
Além de função energética, também possuem uma função estrutural, atuando como oesqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente Os seres humanos também possuem uma substância de reserva energética, que é um polissacarídeo chamado glicogênio . Ele fica armazenado no fígado  e nos músculos e quando o corpo necessita de energia, esse glicogênio é hidrolisado em moléculas de glicose,que são carboidratos mais simples, com apenas 6 átomos de carbono. O glicogênio é resultado da união de milhares de moléculas de glicose, assim como a celulose.
Os carboidratos participam da estruturas dos ácidos nucléicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos com 5 átomos de carbono em sua fórmula.
O amido, um tipo de polissacarídeo energético, é aprincipal substância de reserva energética em plantas e fungos.






4


De acordo com a quantidade de com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas, os carboidratos podem ser divididos em:


Monossacarídeos
Dissacarídeos
Polissacarídeos


...Monossacarídeos
           

Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, consistem numasó unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.São os carboidratos mais simples, dos quais derivam todas as outras classes. A classificação dosmonossacarídeos também pode ser baseada no número de carbonos de suas moléculas; assim sendo, as trioses são os monossacarídeos mais simples, seguidos das tetroses, pentoses, hexoses, heptoses, etc. Destes, os mais importantes estão as Pentoses e as Hexoses.



Dissacarídeos
 
            São carboidratos ditos glicosídeos, pois são formados a partir da ligação de 2 monossacarídeos atravésde ligações especiais denominadas "Ligações glicosídicas". A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água.
            Os glicosídeos podem ser formados também pela ligação de um carboidrato a uma estrutura não-carboidrato, como uma proteína....
tracking img