Termoquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Agamenon Roberto

TERMOQUÍMICA

www.agamenonquimica.com

1

TERMOQUÍMICA 01)Dizemos que reações de combustão são exotérmicas porque: a) b) c) d) e) absorvem calor. liberam calor. perdem água. são higroscópicas. liberam oxigênio.

02)Nas pizzarias há cartazes dizendo “Forno a lenha”. A reação que ocorre neste forno para assar a pizza é: a) explosiva. b) exotérmica. c) endotérmica.d) hidroscópica. e) catalisada. 03)Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina e etanol. A substituição de parte da gasolina pelo etanol foi possível porque ambos os líquidos: a) b) c) d) e) reagem exotermicamente com o oxigênio. fornecem produtos diferentes na combustão. são comburentes. possuem densidades diferentes. apresentam pontos de ebulição iguais.04)Éter é normalmente usado para aliviar dores provocadas por contusões sofridas por atletas, devido ao rápido resfriamento provocado, por esse líquido, sobre o local atingido. Esse resfriamento ocorre porque: a) b) c) d) e) o éter é um liquido gelado. o éter, ao tocar a pele, sofre evaporação, e este um processo endotérmico. o éter reage endotermicamente com substâncias da pele. o éter, emcontato com a pele, sofre evaporação, e este é um processo exotérmico. o éter se sublima.

05)Considere as seguintes transformações: I . Dióxido de carbono sólido (gelo seco) II . Ferro fundido ferro sólido. III . Água líquida vapor d’água. a) b) c) d) e) I é exotérmica. II é exotérmica. III é exotérmica. I e II são exotérmicas. II e III são exotérmicas. dióxido de carbono gasoso.

Dessastransformações, no sentido indicado e à temperatura constante, apenas:

06)Numa reação exotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a variação de entalpia é [3] que zero. Completa-se corretamente essa frase substituindo-se [1], [2] e [3], respectivamente, por: a) b) c) d) e) liberação, maior, maior. absorção , maior, menor. liberação, menor, menor.absorção, menor, maior. liberação, maior, menor.

07)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a variação de entalpia é [3] que zero. Completa-se corretamente essa frase substituindo-se [1], [2] e [3], respectivamente, por: a) b) c) d) e) liberação, maior, maior. absorção, maior, menor. absorção, maior, maior. absorção, menor,maior. liberação, maior, menor.

Prof. Agamenon Roberto

TERMOQUÍMICA

www.agamenonquimica.com

2

08)(UFMG-2002) Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se CORRETAMENTE pelo fato de que a evaporação daágua a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo. b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo. c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo. d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo. e) é um processo atérmico e não troca calor com o corpo. 09) O conteúdo energético de um sistema é denominado entalpia. Em uma reação endotérmica, ocorre absorção de energia. Numa reaçãoendotérmica, portanto, a entalpia dos reagentes é; a) b) c) d) e) maior ou igual à dos produtos. menor que à dos produtos. impossível de ser comparada com a entalpia dos produtos. igual à dos produtos. maior que a dos produtos.

10)(UNISANTANA-SP) No processo exotérmico, o calor é cedida ao meio ambiente, enquanto no processo endotérmico o calor é absorvido do ambiente. Quando um atleta sofreuma contusão, é necessário resfriar, imediatamente, o local com emprego de éter; quando o gelo é exposto à temperatura ambiente, liquefaz-se. A evaporação do éter e a fusão do gelo são, respectivamente, processos: a) endotérmico e endotérmico. b) exotérmico e exotérmico. c) endotérmico e exotérmico. d) exotérmico e endotérmico. e) isotérmico e endotérmico. 11)O calor liberado ou absorvido numa...
tracking img