Rio +10, agenda 21 e rio +20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio +10

A Rio +10 ou Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é o segundo encontro da ONU (Organização das Nações Unidas) a discutir o uso dos recursos naturais sem ferir o ambiente.
Segundo a organização, cerca de cem chefes de Estado e mais de 15 mil representantes da sociedade civil e de ONGs (organizações não-governamentais) participaram.
O evento, queaconteceu entre 26 de agosto e 4 de setembro em Johannesburgo (África do Sul), avaliou o progresso feito na década transcorrida desde a Eco-92 na questão ambiental. Produziu mecanismos de implementação da Agenda 21, um volumoso programa de ação global proposto em 1992 no Rio de Janeiro.
Em 1997, durante uma sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas (chamada de "Rio +5"), percebeu-seque existiam diversas lacunas nos resultados da Agenda 21.
A assembléia detectou a necessidade de ratificação e implementação mais eficiente das convenções e acordos internacionais referentes ao ambiente e desenvolvimento. Assim, em 2000, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU sugeriu a realização de uma nova cúpula mundial.

Focos
Entre os principais temas a serem tratados, estão aerradicação da pobreza, a mudança dos padrões de produção, consumo e manejo de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.
Aqui está a maior crítica feita ao evento: como a Rio +10 pretendeu cobrir temas amplos, temeu-se que o debate perderia o foco.
Outra crítica feita foi quanto à escolha de Johannesburgo como sede do encontro. Em um continente devastado pela miséria e pela AIDS, osambientalistas acreditavam que a atenção FOSSE voltada para a questão africana, jogando-se para escanteio as discussões sobre o ambiente.
A ausência do presidente George W. Bush também prejudicou a cúpula. Bush mostrou-se menos preocupado com o futuro ambiental que seu pai, o ex-presidente George Bush, que chegou a participar - ainda que de forma figurada - da Eco-92.
Bush, filho, já havia indicadosua falta de disposição para o assunto quando não ratificou o Protocolo de Kyoto - o qual previu a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa -, justificando que o acordo prejudicaria a indústria norte-americana.

Promessas
Ao fim da Rio +10, esperou-se que três documentos fossem produzidos:
* Uma declaração política, que expressasse novos compromissos e os rumos para aimplementação do desenvolvimento sustentável
* Um programa de ação, negociado para orientar a implementação dos compromissos assumidos pelos governos
* Uma compilação, não negociada, de novos compromissos e iniciativas em parceria para ações específicas em nível regional ou nacional.

Agenda 21

Siglas:

 PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
 PISSQ - ProgramaInternacional sobre a Segurança dos Produtos Químicos
 RISCPT - Registro Internacional de Substâncias Potencialmente Tóxicas
 FISPQ - Fichas Internacionais sobre Segurança de Produtos Químicos
 OIPC - Organismo Internacional de Pesquisa sobre o Câncer
 OMI - Organização Marítima Internacional
 PIC não definida neste capítulo
 APELL - Conscientização e Preparação para Emergência no Plano Local
 CESAT- não definida neste capítulo
 OIT - Organização Internacional do Trabalho
 OMS - Organização Mundial de Saúde
 OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos
CEE - não definida neste capítulo
 FAO - Food and Agriculture Organization - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação 
 GATT - Acordo Geral de Tarifas e Comércio

O que é?

Realizada de 3 a 14de junho de 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (também conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92) reuniu 108 chefes de Estado para buscar mecanismos que rompessem o abismo norte-sul preservando os recursos naturais da Terra.
As bases para a Eco-92 foram lançadas em 1972, quando a ONU organizou sua primeira conferência ambiental, em Estocolmo, e em 1987,...
tracking img