Celulas eucarioticas e procarioticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As células são a menor unidade estrutural e funcional de um ser vivo, e podem ser procariotas ou eucariotas.
Neste trabalho escolar analisaremos, as células Eucariótica e Procarióticas, seus aspectos internos,suas diferencias bem como os componentes que dão vida à célula que compreendem em: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso erugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto e cloroplastos e parede celular.

Célula Eucariótica

A célula eucariótica possui três componentes principais:
O núcleo, que constitui um compartimento limitado por um envoltório nuclear. O citoplasma, outro compartimento envolvido por membrana plasmática, e a membrana plasmática e suasdiferenciações.
Esses três componentes possuem vários subcomponentes ou subcompartimentos.
Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas. Geralmente o que determina a forma de uma célula é sua função específica.
Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a acção mecânica exercida por células adjacentes e a rigidez da membrana plasmática.As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma possuem papéis específicos definidos por reacções químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.











Componentes das Células Eucarióticas

Membrana Plasmática Consiste de uma camadabilipídica que delimita toda a célula. Desempenha diversas funções importantes.
Núcleo Contém o material genético, e desempenha função preponderante na reprodução celular;
Cloroplasto Organelas presente em células vegetais. Tem papel fundamental na fotossíntese.
Mitocôndrias É uma organela limitada por uma dupla camada, sendo a interna dobradaformando cristas. Possui DNA próprio e ribossomos. São responsáveis pela respiração celular.
Peroxissomos São circundados por uma membrana única, podendo ter corpos protéicos na forma cristalina. Contêm uma variedade de enzimas para diversos processos, como a fotorespiração.
Ribossomos São encontrados livres no citossol e unidos ao retículo endoplasmático e à superfícieexterna do núcleo. Ë responsável pela síntese protéica.
Retículo endoplasmático É uma rede de canais membranosos que podem ser de dois tipos: RE rugoso (associado a ribossomos) está envolvido com a síntese protéica e membranas, e o RE liso (não contém ribossomos) é envolvido na síntese de lipídeos.
Aparelho de Golgi Consiste de uma pilha de sacos membranosos eachatados, em forma de disco, também conhecidos como cisternas.Processa e acondiciona substâncias para secreção e uso da própria célula, liberando vesículas através de suas paredes laterais (que são mais desenvolvidas).
Lisossomos São pequenas vesículas membranares produzidas pelo Aparelho de Golgi, que participam da nutrição celular e de mecanismos de defesas da célula.Citoesqueleto É uma complexa rede de filamentos protéicos que podem ser microtúbulos ou filamentos de actina. Estão envolvidos na divisão, crescimento e diferenciação celular.
Microtúbulos São estruturas cilíndricas, de comprimento variado, constituído de subunidades da proteína tubulina. Estão envolvidos em vários processos, como por exemplo, no movimento de cílios e flagelos e naorientação do movimento das vesículas do Golgi e dos cromossomos (na divisão celular).


Célula Procariótica

As células procriastes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática.
Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células...
tracking img