Celulas de manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A Importância do Desenvolvimento de Processos em Empresas de Manufatura

A indústria manufatureira tem uma participação muito importante na economia brasileira. Ela é responsável por aproximadamente 40% do produto interno bruto (PIB) e tem uma participação de 30% nas exportações.
A busca de maior integração e participação no mercado mundial tem sido umatendência da indústria nacional. Assim sendo, a indústria tem procurado melhorar atividades como projeto de produto, planejamento de fabricação, processos de fabricação, controle da fabricação e distribuição de produtos, objetivando a conquista e manutenção de mercados.
Segundo (DAVIS, AQUILINO, CHASE, 2001) empresas que buscam ser bem sucedidas devem destinar recursos para as ambas asáreas, produção e serviços, devem ser compatíveis entre si e alinhados estrategicamente com metas globais da empresa.
A administração da produção é reconhecida hoje como uma área funcional crítica, dentro de qualquer organização. A administração da produção não é mais vista como uma área subordinada à área de finança e marketing, ao contrario são áreas com os mesmo tratamentos Id.:
Segundo DAVIS,AQUILINO, CHASE (2001, p.37).

Empresas que falham em reconhecer a significativa contribuição da função administração da produção perderão lucro e participação de mercado para aquelas empresa que, assim, a reconhecem. O papel anteriormente reativo da administração da produção, que se concentrava apenas na minimização de custos, foi substituído por uma posição mais proativa de maximização do valoragregado aos bens e serviços que a organização fornece.

Algumas das principais questões enfrentadas pelos executivos da administração da produção, hoje, neste ambiente empresarial em constante mudança segundo DAVIS, AQUILINO, CHASE (2001, p.37) são as seguintes:

Reduzir o tempo de desenvolvimento e de manufatura de novos bens e serviços, obter e sustentar a alta qualidade ao mesmo tempo emque se controlam custos, integrar novas tecnologias e sistemas de controle a processos existentes, obter, treinar e manter trabalhadores e gerentes qualificados e integrar atividades de produção e de serviços em múltiplos lugares em organizações descentralizadas.

Segundo DAVIS, AQUILINO, CHASE (2001, p.57) a competitividade e as varias estratégias de produção pelas quais é obtida são as questõessubjacentes em todo o estudo da administração da produção. “Decisões feitas no nível da estratégia de produção causam impacto sobre a maior parte das decisões gerenciais dentro das outras funções da organização”.
Com a forte concorrência mundial, empresas para terem sucesso, devem adotar a estratégia de produção que melhor atende as necessidades de seus clientes, para estarem satisfazendo essasnecessidades às empresas devem compreender suas competências centrais e concentrar seus recursos em manter e melhorar essas competências Id.:
Nesta busca, os sistemas flexíveis de manufatura têm recebido grande atenção como sendo uma estratégia efetiva no sentido de as indústrias responderem mais rapidamente às mudanças impostas pelo mercado.
Os sistemas flexíveis de manufatura prometem muitosbenefícios, incluindo aumento da utilização das máquinas, estoques intermediários reduzidos, qualidade do produto mais consistente e redução dos tempos de preparação. Entretanto, a implementação destes sistemas é bastante complexa.
Com o objetivo de gerenciar a dificuldade e complexidade do desenvolvimento de sistemas flexíveis de manufatura, estes sistemas são decompostos em diferentes tiposde células flexíveis de manufatura.
Geralmente, uma célula de manufatura é um grupo de uma ou mais máquinas, ferramenta, robôs, e um sistema de manuseio interno de material. Um dos principais componentes das células de manufatura é o controlador, ou sistema de controle da célula.
Considerando que o objetivo das células de manufatura é a possibilidade de rápida adaptação às mudanças...
tracking img