Cegueira

Páginas: 19 (4745 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
TRABALHO SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL

Aluna: Ana Beatriz Silva Guido


INTRODUÇÃO
Os conteúdos escolares e outros impressos são eminentemente visuais. Os alunos que enxergam percebem de forma simultânea todo o ambiente enquanto seus colegas cegos levam mais tempo para conhecer e reconhecer os objetos e os diversos espaços do ambiente escolar, pois esse reconhecimento é percebido por meio deoutras fontes de informação não visual.
A falta da visão tem como conseqüência a impossibilidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento de seres e objetos, entre outras dificuldades, por isto, torna-se necessário explorar os outros sentimentos dos alunos cegos. As capacidades destes alunos devem ser estimuladas e desenvolvidas pelo exercício constante que se dá por meio damediação natural e espontânea e pelo trabalho de educação e reabilitação.
Os alunos cegos devem desenvolver a formação de hábitos e de postura, a destreza tátil, o sentido de orientação, esquemas e critérios de ordem e organização, o reconhecimento de desenhos, gráficos, diagramas, mapas e maquetes em relevo, dentre outras habilidades. Para isto, as estratégias de aprendizagem devem serplanejadas e organizadas na perspectiva de recursos pedagógicos e referenciais não visuais.
Os alunos cegos e com baixa visão podem e devem participas de praticamente todas as atividades realizadas em sala de aula, porém com diferentes recursos que envolvem criatividade, confecção de material e cooperação entre os participantes. É neste contexto que se insere o atendimento educacional especial (AEE), como objetivo de oferecer a estes educando recursos materiais e alternativas para seu pleno desenvolvimento e potencialidades.

"SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO.
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS."
(Antoine Saint Exupery)

BAIXAVISÃO:

A definição é complexa devido à variedade e intensidade de comprometimento das funções visuais. Essas funções englobam desde a simples percepção de luz até aredução da acuidade e do campo visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral.

CEGUEIRA:

É a ausência total de visão.
COMO EVITAR ACIDENTES COM OS OLHOS

Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até a cegueira irreversível. Quando esses acidentes ocorrem, éimportante saber que medidas devem ser tomadas e procurar com urgência por atendimento oftalmológico, pois apenas uma avaliação médica pode dimensionar a lesão e evitar complicações no futuro.
Cozinhando
Mantenha a panela sempre tampada, pois o líquido quente pode respingar e causar queimaduras nos olhos.
Produtos de limpeza e medicamentos
Mantenha produtos de limpeza longe do alcance das crianças.Eles podem causar queimaduras químicas. O mesmo se aplica a medicamentos, que não podem ser aplicados nos olhos sem prescrição médica.
Objetos e crianças
Não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos, representam risco de perfuração ocular.
Plantas
Cuidado com as plantas pontiagudas, espinhosas e que soltam líquido leitoso, pois podem causar irritação e lesão.
Animais
Oriente ascrianças sobre o cuidado em suas brincadeiras com animais (eles podem bicar, arranhar ou morder a região os olhos) e ainda a lavar bem as mãos após suas brincadeiras. As fezes de alguns animais (principalmente gatos e aves) podem transmitir toxoplasmose, doença que provoca inflamação nos olhos.
Esportes aquáticos
Ao praticar esportes aquáticos, use óculos de proteção: os germes e os produtosquímicos presentes na água podem causar irritações e inflamações nos olhos.
Cuidado com as unhas e ao coçar os olhos
O hábito de coçar os olhos pode facilitar o aparecimento de infecções e desencadear doenças nos olhos, por isso evite coçá-los repetitivamente. O mesmo se aplica as unhas dos bebês que são grandes causadores de acidentes oculares. Até os 6 meses de idade, é fundamental um exame...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cegueira
  • Cegueira
  • Cegueira
  • Cegueira
  • cegueira
  • cegueira
  • Cegueira
  • cegueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!