cegueira

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
Bastante fiel ao livro homônimo de José Saramago, Ensaio se passa em nenhum lugar, com pessoas sem nome. Não se trata, portanto, de uma história, mas de uma reflexão a respeito do que realmentesomos, em essência, e não do que pensamos que somos - e isso inclui um nome e um endereço, espécie de rótulos com os quais nos reconhecemos e somos reconhecidos. No mundo da cegueira coletiva, essesrótulos são irrelevantes.

No entanto, não são apenas as referências mínimas que estão ausentes. O desmoronamento moral, de um dia para o outro e em ritmo irresistível, traduz a confusão dos conceitos emum tempo no qual todas as informações têm o mesmo peso. A cegueira de Ensaio é branca - é o brilho da luz que cega, é o excesso de informações desordenadas que confunde, em vez de esclarecer, e nãodeixa ver como o mundo, de fato, é. O resultado disso é o caos.

Os "doentes", isto é, as vítimas da epidemia de cegueira, são então obrigados a reaprender a viver em sociedade, a refazer o contrato,a tatear para reencontrar os valores caros à humanidade. Confinados num sanatório, acabam submetidos a um homem armado, que se proclama "rei", e a um cego de nascença, que ironicamente funciona comoum guia para o déspota.

Todo esse drama é testemunhado por uma mulher que, sem nenhuma explicação aparente, não é afetada pela epidemia. Em atuação excelente de Julianne Moore, ela procura mediaro reencontro dos cegos com alguma forma de civilização, mas a força da natureza aparenta ser inconciliável, como um pesadelo hobbesiano. A personagem que representa a "civilização", por ser a única aenxergar, não suporta o fardo de sua missão e sucumbe ela mesma à barbárie. Há certas coisas que é melhor não ver.

A viagem ao âmago do inferno que é viver a vida sem os freios morais, no entanto,termina com uma nota de otimismo, que soa ingênuo diante do espetáculo de degradação proporcionado pela multidão de cegos. Conclui-se que o não-ver, isto é, a renúncia aos padrões estéticos, é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cegueira
  • Cegueira
  • Cegueira
  • Cegueira
  • cegueira
  • Cegueira
  • cegueira
  • Ensaio de Cegueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!