Cegueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Avaliação da Aprendizagem como Processo
Interativo: Um Desafio para o Educador
Jane Rangel Alves Barbosa
(*)
Resumo: Entendendo a escola como local privilegiado para a construção/constituição de conhecimentos e valores, que possibilitem a compreensão da nossa sociedade e a organização da ação educacional com vistas à eqüidade, à autonomia e à inclusão dos indivíduos na vida cidadã,faz-senecessário focalizar a avaliação da aprendizagem como um processo. Avaliar o processo de aprendizagem é uma tarefa que pode ser compreendida de maneiras diferentes. O objetivo é refletir sobre a avaliação da aprendizagem como processo interativo, através do qual educandos e educadores aprendem por si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação. A avaliação deve ser a “reflexãotransformada em ação”. Ação essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade e acompanhamento sistemático e
contínuo do educando, na trajetória da construção do conhecimento.
Palavras-chave: Avaliação; aprendizagem; interação.

Introdução
A avaliação é a mediação entre o ensino do professor e as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, é o fioda comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem diferentemente porque têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender. Avaliar, então é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos...) éconhecer o sujeito eseu jeito de aprender.
Paulo Freire
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e, também,reorientar o trabalho docente. Assim, a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuições de notas.
A escola não pode estar desvinculada da vida, do mundo que a rodeia, mas tem de estar em sintonia com a comunidade e com o tempo em que vivemos. Logo, a escola responsável não ensina a memorizar, mas a refletir, fazer relações entre dados, informações e idéias,desafiar o senso comum, aprender a pesquisar, saber trocar idéias, ou seja, aprender a aprender aprendendo.
Na nossa sociedade, reservamos às escolas o poder de conferir notas e certificados que, atestam o conhecimento ou a capacidade do indivíduo, tornando assim imensa a responsabilidade de quem avalia. A avaliação é comumente, acompanhada de dúvidas, incertezas e, muitas vezes,de incoerências.
Aavaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do
professor como dos alunos. Mas, para a grande maioria das pessoas que passaram por uma escola,
(*) Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da Universidade Castelo Branco e
do Instituto Superior de Educação da Zona Oeste – Isezo/Uezo/Faetec.
.
há sempre a lembrança de sabatina, provaexame, verificação, avaliação. Isso se deve, sem dúvida, a experiências negativas com relação à avaliação.
O professor entra na sala de aula e anuncia: – Hoje é dia de prova. Pode-se observar a ansiedade em todos os alunos. Uns, têm um ar pensativo, outros tentam encontrar uma inspiração e/ou refletem profundamente. Mas, o último pensamento de todos em relação à prova é a nota.
Assim, o termo avaliartem sido constantemente associado a expressões como: fazer prova, fazer exame, atribuir nota, repetir ou passar de ano. Esta associação, tão presente ainda em nossas escolas, é resultante de uma concepção pedagógica ultrapassada, mas tradicionalmente dominante. Nela, a educação é concebida como mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como um ser passivo e...
tracking img