Ceara mirim rn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

“Os velhos engenhos, que, como o poema de Ascenso Ferreira, só os nomes fazem sonhar, parecem ser adormecidos no silêncio verde do paraíso. De longe eles nos conta sua história, todos tem mais ou menos a mesma história e o céu anda todo impregnado dos anseios que o fumo de suas chaminés esparzia.
Lá está, na visão proustiana, o Guaporé, reduto da civilização rural,cidadela do sonho perdida nos mistérios do tempo.
Do alto da torre da Igreja ninguém o diria morto ou, pelo menos, suspenso sobre os abismos do seu próprio enigma. O vale é esplendoroso, opulento, edênico, como se tivesse saído, há pouco, da pagina de Gênesis. Até a morte dos engenhos é ali rica faustosa, hierática.”

O trecho acima, retirado da obra o “Imagens do Ceará-Mirim”, escrita porNilo Pereira, em que o autor constrói, por meio das lembranças de sua infância, a evolução histórica do Vale do Ceará-Mirim, Estado do Rio Grande do Norte demostrando como os engenhos dominaram e dominam a paisagem da região.
A Obra de caráter memorialística, como também evocativa, Nilo Pereira busca, em suas memorias, a reconstrução de um passado aristocrático que dominou a região. Um passadoformado por “senhores e escravos, grandes e pequenos, feitores e cambiteiros – a gama social de engenho, movendo-se num cenário distante”. Um passado carregado de tradições de uma economia rural e patriarca, onde os engenhos, distribuídos ao longo do vale caracterizam a paisagem açucareira da região.
Este trabalho tem como objetivo de entender como a instalação da cultura açucareira ao longo dorio Ceará-Mirim definiu a organização espacial do Vale, configurando assim a paisagem. Esse espaço começou a ser definido somente na segunda metade do século XIX, quando se iniciou o cultivo da cana de açúcar nas terras localizados nas margens do rio Ceará-Mirim.
A passagem desse período de grande prosperidade pode ser observada através do patrimônio ainda presente na região. Percorrendo o Vale,verifiquei um numero considerável de construções arquitetônicas, muitas em ruinas, ligadas a esse momento histórico. Esse percepção, causada por essas construções, nos leva há uma viagem ao passado, para um tempo caracterizado por casas-grandes, engenhos, plantações de cana, senhores de engenho, escravos, etc.
Os referenciais que nos levam a considerar os engenhos de açúcar localizados ao longodo Vale do Ceará-Mirim como patrimônio, que carregam toda uma “bagagem” histórica, remete-nos a primeira metade do século XX.
O patrimônio material identificado ao longo do Vale do Ceará-Mirim definiu a sua atual organização espacial, configurando a paisagem. Portanto, pode-se fazer analise de duas formas: como uma representação material das praticas sociais realizadas neste espaço, ondeaspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais interagiram para a sua formação; como também, uma paisagem que carrega toda uma bagagem histórica formada ao longo do século XX.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 HISTÓRIA DE CEARÁ-MIRIM

“Nos primeiros tempos da colonização, Extremoz, com seu colégio Jesuítas, onde se educou o grande índio Poti, e sua lagoa povoada de lendas, era o ponto maisavançado no caminho que ia a capital. Pouco adiante do tabuleiro, era a mata virgem e misteriosa donde não mais voltavam muitos que nela penetrassem. O nome Boca da Mata, como era denominado a região que é hoje o Ceará-Mirim, das terras tuberosas e dos extremos canaviais, infundia certo pavor”. (Manoel Dantas, in “Homens de Outrora”, Editora Sebo Vermelho. Natal, RN, 2001).
Inicialmente ahistoria de povoamento do Ceará-Mirim está ligada aos índios Potiguares que viviam às margens do rio Pequeno depois chamado rio Ceará-Mirim, que de maneira clandestina comercializavam o pau-brasil com os franceses e os espanhóis, recebendo em troca especiarias; ou seja, escambo, e por sua ultimo com os portugueses , seus colonizadores. O pau-brasil existente em quantidade na região era transportado...
tracking img