Aula de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE DIREITO
N O T U R N O
TURMA “B”

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

NATAL/RN
ABR/2012
sábado, 14 de abril de 2012
Aula de Campo - Ceará Mirim e Barra de Maxaranguape

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO
abril de 2012
Neste relatório, serão apresentadas considerações sobre o que foi observado durante a aula realizada no dia 14 de abril de 2012, cujo objeto de estudo foi alguns acontecimentos dasociedade do século XVIII, observada nas construções da época, com a sociedade atual. Nossa aula teve como lugares de visitação a Árvore do Amor e o Assentamento São José no município de Barra de Maxaranguape RN, passando pelo Engenho Verde Nasce indo para o Museu Nilo Pereira (Casa Grande), a Igreja Matriz e o Mercado Público em Ceará Mirim RN onde nossa aula acabou.
Desenvolvimento
Na aula decampo do dia 14 de abriu de 2012, foram visitadas as cidades de Barra de Maxaranguape e Ceará Mirim, numa viagem bem divertida desde o inicio o nosso professor abrangendo pontos interessantes que poderiam ser observados durante o percurso. Todos os lugares onde visitamos eram ricos em história, culturas e beleza natural. Nossa primeira parada foi na arvore do amor, que fica na praia dentro domunicípio de Barra de Maxaranguape. Um lugar muito bonito, cheio de inspirações e com uma história bastante interessante. Dizem ás lendas que se um casal amarrar uma fitinha na árvore eles serão muito felizes e seus desejos se realizarão. Mas o que mais chamou a atenção foi a infra estrutura precária sem nenhuma sinalização dificultando o acesso.Lá encontramos uma barraca de sucos naturais feitoartesanalmente pelo um nativo do lugar, um local de uma beleza enorme mas sem investimentos necessários pra atrair turistas e movimentar a economia.Logo bem próximo fica localizado o CABO DE SÃO ROQUE, outro local de uma importância histórica onde fica localizado a parte mais próxima da Europa no brasil.
Saindo da arvore do amor com destino ao assentamento São José logo nos deparamos com aconstrução de um grandioso hotel de investidores estrangeiros que com certeza devera estar pronto até a Copa do mundo em 2014.E trará muitas prosperidades turísticas e econômicas para região. Chegando ao assentamento São José, fomos recebidos por alguns moradores e o líder da comunidade o Sr. Artur. Nos reunirmos para uma breve conversa com o líder que foi nos falando como iniciou todo o processo deocupação da terra ele nos falou um pouco da reforma agrária e que conviveram durante três anos morando em barracas em baixo de um cajueiro, que com a iniciativa do sindicato rural e do prefeito da época o Sr. Lucas Costa receberam a noticia da posse definitiva da terra. O assentamento já existe á 13 anos e há 38 famílias acentuadas.

ECONOMIA ORGANIZAÇÃO DO ACAMPAMENTO SÃO JOSÉ.
O primeiro recurso queos moradores receberam foi o FOMENTO, depois o INCRA fez o cadastramento das famílias dando inicio a construção das casas para as famílias se acomodarem.Dai deu-se inicio ao desenvolvimento inicial do assentamento com a construção de um poço tubular e uma escola. Hoje o assentamento tem o apoio do prefeito atual de Barra de maxaranguape com incentivos agrícolas,educação e saúde,Também receberam oprojeto PRONAF ‘‘A’’ compra de um animal e o desmatamento para dar inicio ao projeto ‘‘cajueiro’’ que não obteve muito sucesso. A fonte de recursos econômicos do assentamento é basicamente a agricultura, com o plantio de milho, jerimum, macaxeira, feijão e principalmente da banana. Mas tudo isso não ameniza as dificuldades que a comunidade vem sofrendo Sr. Artur sempre frisa: que a terra é ricamás fraca no solo que é quente e gomento.Não houve projetos suficientes para desenvolver o plantio na região, num local chamado “VALE” que fica à beira de um rio que eles produzem um pouco de atividades agrícolas pra sobreviver, e com o aterramento do rio vem causando muitos prejuízos devido as inundações na época das chuvas trazendo a perca do pouco que se planta.Relatou o Sr Artur: alguns...
tracking img