Cbc - estacio de sa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A CBC Indústria de Confecções surgiu do esforço conjunto de Cláudio Barros e Marcel. Ambos trabalhavam na área. Marcel, de origem francesa, tinha um vasto conhecimento da indústria pariniense de confecções. Cláudio, gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda da capital, acumulou um conhecimento da área comercial e financeira, pois se revelou ser um líder autoconfiante.Trabalhavam no ramo de confecções. Inicialmente, montaram uma oficina de confecções, consertando e produzindo roupas. Posteriormente, passou a produzir em série. Transformou-se em uma das maiores indústria do país.

No início, sendo apenas uma oficina de confecções, seu mercado era local. Com a expansão dos negócios e a transformação em sociedade anônima, seus produtos passaram a ser distribuiçãonacional. Seus produtos gozavam de grande receptividade por parte de seus clientes, lojistas e consumidores em geral.

A satisfação frente aos desafios e a convivência harmoniosa entre os diretores, de ser chamada de “família CBC”, apesar da palavra final ser sempre do presidente, era a principal razão da existência da empresa.

2 – Sistema organizacional

Quando Cláudio Barros e Marcel criarama oficina, com seus recursos e conhecimentos, não realizaram um planejamento estratégico formal. Contudo era evidente que tinha um planejamento, pois todos que criam uma organização têm mente o crescimento. Sabemos que o planejamento estratégico está relacionado as questões de existência da empresa, o que fazer, como fazer e onde queremos chegar. E Esses requisitos estavam presentes na mente deCláudio e Marcel. Como? Eles trabalhavam para o crescimento da oficina. Cláudio Barros, sabiamente, se mostrava um líder autoconfiante e, Marcel não poupava esforços no estudo de processos e operações visando a redução de custo e aumento da capacidade de produção. Todo esse esforço, era recompensado pela evolução da oficina, que, em pouco tempo, transformou-se em uma indústria de nível nacional.Com a transformação da oficina na CBC Indústria Brasileira de Confecções, e abertura do capital, com criação de cargos de direção, era claro a necessidade de um planejamento estratégico. Segundo Fischmann, o planejamento estratégico é “a capacitação da organização de forma a permitir que as decisões administrativas e operacionais estejam de acordo com as decisões estratégicas”. Porém, na CBC nãoexistia esse acordo entre as decisões ou mesmo opiniões dos diretores com a do presidente. Este não aceitava que os demais diretores tomassem decisões, e havia delegação.

As empresas, no geral, costumam planejar para o futuro. Cláudio e Marcel, também, tinham isso em mente. Estavam claro nos planos de Cláudio, pois existiam na CBC programas de expansão.

Primeiro passo de um bom planejamentoestratégico, é, sem dúvida, a formulação dos objetivos. É onde a empresa define o que quer buscar com suas ações. A formulação dos objetivos carece de uma identificação clara das metas e estratégias existentes na organização. Pois essas facilitarão a compreensão do processo de mudança indispensável para atingir os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico. Não tinha na CBC umaidentificação clara das metas e estratégias a ser seguidas pela empresa. A única coisa percebida era o plano de expansão de Cláudio, contudo não havia traçado os meios para alcançá-lo.Com a saída de Claudio Barros do comando, devido a problemas de saúde, a empresa não deu andamento ao plano de expansão. Faltou comando, comunicação, faltou planejamento.

A CBC não possuía um sistema de verificação periódicade suas metas e objetivos. O crescimento da empresa, a ofuscou essa verificação, resultando em problemas com seus produtos. Não acompanhou a tendência de mercado, ficando a sua modelagem e padronagem desatualizadas. Podemos resumir, que seu plano estratégico era o de expansão, porém sem planejamento

3 –
Com o globalização, o mercado tornou-se bastante competitivo e para acompanhar é nova...
tracking img