Caso cbc - projeto integrador - estacio de sá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Administração

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Belo Horizonte
10/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Entre 1974 e 1978, iniciou-se o que se tornaria a CBC Empresa Brasileira de Confecções S.A.. A então sociedade anônima, surgiu como uma empresa têxtil, voltada para a confecção, onde seus quase 500 colaboradores se ocupam com o processo de produção de artigos demoda, estes bastante reconhecidos e com sua etiqueta exigida no mercado, eram distribuídos por todo o pais.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Inicialmente a CBC seguia um modelo de planejamento operacional, onde o Diretor Presidente Cláudio Barros e Diretor Superintendente Marcel, fundadores da empresa e profundos conhecedores dos processos de produção e das funções comerciais eadministrativas, detinham o total poder de decisão e se completavam de tal forma, que se solidificou a situação econômico-financeira da empresa e trazia ares de prosperidade aos seus maiores sócios.
Com a saída de seu Diretor Presidente, verificou-se diversos conflitos, oriundos da falta de um planejamento anterior que visasse uma possível sucessão aos cargos de diretoria e presidência. Naincapacidade de se tomar decisões em conjunto, estabelecer responsabilidades, tornou-se evidente a falta de um planejamento que estabelecesse objetivos e metas para a nova fase da empresa.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Não era possível identificar na empresa qualquer forma de intervenção em analises de alternativas, tomadas de decisão ou sugestões, estas centralizadas principalmente napresidência.
Não se verifica no caso, um modelo de ação para quando colaboradores cometem erros durante o trabalho, mas deve-se verificar primeiramente o que o levou ao erro, uma falta de atenção sugere problemas pessoais, saúde e ou mesmo insatisfação com salário e condições de trabalho oferecidas pela empresa. Negligência, já deveria ser tratado de forma a inibir o ocorrido e tratar para quenão o ocorra com outros colaboradores, imprimindo alguma forma de advertência e conforme a gravidade, até mesmo a demissão do responsável.
Já um erro de um funcionário ocorrido na esperança de ajudar a empresa, seja em processos de produção, planejamento ou organização, deve ser verificado de forma a estimular e não punir as ações por parte dos colaboradores no intuito de se obter melhorias equem sabe tirar proveito dos problemas gerados e toma-los como aprendizado, dependendo da situação.
Na CBC, verificou-se a centralização das decisões na presidência, conforme já citado, estas nunca eram tomadas a nível operacional até a saída de seu Presidente, Cláudio Barros, quando na sua falta se tornaram inadequadas e demoradas, tanto nos níveis gerenciais como operacionais.

4. OSISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Os lideres da CBC, mais restritamente à Presidência e Superintendência, sempre delegam.
A empresa promoveu funcionários de maior destaque, fidelidade a ótimos cargos, inclusive com participação no capital, servindo de motivação para outros colaboradores. Isto portanto, não pode ser tomado com uma forma de motivação da empresa, que após a saída de seu...
tracking img