Caxemira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disputas pela Caxemira
Caxemira está localizada atualmente no norte do subcontinente indiano, é disputada pela Índia e Paquistão desde o fim da colonização britânica.
As tensões na região tiveraminício com a guerra de independência, em 1947, que resultou no nascimento dos dois Estados - a Índia e o Paquistão. Segundo a ONU, a população local deveria decidir a situação política da Caxemira pormeio de um plebiscito, mas isso nunca aconteceu e a Caxemira foi incorporada à Índia (de maioria hindu), porém o Paquistão e a população da Caxemira eram de maioria muçulmana, o que levou à guerra de1947 a 1948.
O conflito termina com a divisão da Caxemira: cerca de um terço fica com o Paquistão (Caxemira Livre e Territórios do Norte) e o restante com a Índia (Jammu e Caxemira).
Em 1962, aChina conquistou um trecho de Jammu e Caxemira (que pertenciam a Índia); no ano seguinte, o Paquistão cede aos chineses uma faixa dos Territórios do Norte. Houve um novo conflito em 1965, mas não trouxemodificações territoriais.
Na década de 80, guerrilheiros separatistas passam a atuar na Caxemira indiana, onde mais de 25 mil pessoas foram mortas. A Índia acusa o governo do Paquistão de apoiar osguerrilheiros.
A situação da área continua tensa, pois além do conflito com o Paquistão, existe atualmente um forte movimento pró-independência na Caxemira.
Explosões nucleares
O conflito serve comojustificativa para a militarização da fronteira e para a corrida armamentista. Índia e Paquistão realizam testes nucleares em 1998 e, em abril de 1999, experimentam mísseis balísticos capazes delevar ogivas atômicas, rompendo acordo assinado meses antes. Os dois países chegam à beira da guerra total.
Paquistão acaba sendo derrotado, o que leva a um golpe militar. Índia e Paquistão travam naCaxemira, em 1999, um confronto com mais de 1200 mortos.
Terrorismo
Entre o final de 1999 e o primeiro semestre de 2000, uma onda de explosões mata dezenas de civis nas maiores cidades do Paquistão....
tracking img