Assuma o risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assuma o risco
Os executivos de sucesso da nova era serão os que souberem esquecer o passado, gerenciar o presente e criar o futuro. Se você quer ser um deles, aprenda a fazer perguntas 

Por C.K. Prahalad
Em cinco anos, 50% de tudo o que sabemos hoje será tóxico. A questão é saber qual metade devemos esquecer. O papel fundamental dos líderes do futuro será gerenciar o presente, esquecerseletivamente o passado e dar combustível para o futuro. Não poderão simplesmente deixar de fazer o que fazem hoje e começar algo 100% novo. Terão de proteger o negócio atual e, ao mesmo tempo, conduzir a empresa para uma nova fronteira. Por que empresas fabulosas perdem a liderança do mercado? Porque não conseguem escapar do passado ou porque não conseguem criar o futuro. O mesmo vale para osprofissionais.
Se você quiser ser um líder dessa nova era precisará criar o futuro desde já. Aprenda com o passado, mas saiba qual parte dele deve esquecer. Assim, o futuro será conhecido e você poderá se planejar para 90% das contingências. Só planeja o futuro, porém, quem consegue ser flexível. Eu comparo o presente a uma orquestra sinfônica e o futuro, a uma orquestra de jazz. A orquestra de jazzimprovisa. Há um entendimento mútuo de cada um dos músicos, sem necessidade de partitura. A administração do futuro vai sair do estilo do maestro de uma sinfônica para o do maestro de uma banda de jazz. O executivo da nova era terá de ter mais flexibilidade para mudar e maior tolerância com as diferenças.

SEJA UM PENSADOR SOLITARIO
Aprenda a importância do não-conformismo. Pergunte-se sempre "porque não?" diante de verdades preestabelecidas. Esqueça que você é um adulto. Apenas faça perguntas. Por que o céu é azul? Por que os supermercados têm caixa especial para quem gasta 15 dólares e me deixam numa fila de meia hora quando gasto 300 dólares? Questione-se a respeito de como transformar desvantagens em vantagens. Foi com uma pergunta desse tipo que nasceu a foto com revelaçãoinstantânea da Polaroid. O filho de um executivo da empresa perguntou por que não podia ver a foto na hora em vez de esperar a revelação. Uma pergunta simples, não é? E foi ela que deu a idéia que revolucionou a Polaroid.
Uma das conclusões fundamentais a que todas as multinacionais chegaram é que os pobres não são consumidores. Mas, se você olhar para uma empresa como a Gessy Lever, verá que ela estáganhando dinheiro com um detergente vendido no Nordeste do Brasil, a região mais pobre do país. Alguém na empresa algum dia teve a coragem de perguntar: "Por que não desenvolvemos um produto com custo baixo o suficiente para ser comprado pela população pobre?" Liderança é pensar diferente. De outra maneira, seria "segurança". Se você quer ser um líder, precisa encontrar um caminho único para si mesmo.Isso significa ter imaginação, curiosidade, coragem, compromisso com as pessoas e profunda paixão pelo que faz. Habilidades analíticas são importantes, mas se você não souber que caminho seguir, como poderá fazer uma boa análise? Criar seu próprio caminho é como fazer um passeio pela Floresta Amazônica. Não existem trilhas nem mapas. Você precisa criá-los, aprender a sobreviver sozinho. A isso euchamo "pensador solitário". Você não pode temer a crítica de outras pessoas. Não pode ter medo do desconhecido.

VA PARA A ZONA DE DESCONFORTO
Para aprender a pensar por si mesmo, é necessário ser intelectualmente curioso. Isso é muito mais fácil dizer do que fazer. Veja o meu caso. Eu costumo falar para os meus alunos que eles devem experimentar. Mas como vou ter credibilidade se eu nãoexperimentar na minha própria vida? Por isso, estou saindo de licença da universidade para tocar a minha empresa. Até agora, eu ia lá uma vez por mês. No começo deste ano, porém, decidi que quero ter responsabilidades pela operação. Você não pode ser intelectualmente curioso se não se submete ao que eu chamo "zona de desconforto". A troca que estou fazendo não representa um risco financeiro. Estou...
tracking img