Cancer de prostata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO
1.1 – Tema
           O tema deste trabalho refere-se à identificação precoce do câncer de próstata ,e se os professores universitários realizam as ações preconizadas para isso.
No Brasil como em outros países do mundo, o perfil de morbidade por câncer de próstata também tem se alterado nas ultimas décadas. Segundo o instituto Nacional do Câncer – INCA.(1) .
No Brasil, asestimativas, para o ano de 2010, serão válidas também para o ano de 2011, e apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada para a AméricaLatina.(1)

Em 2010, são esperados 236.240 casos novos para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino. Estima-se que o câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (18 mil).(1)
Segundo INCA aestimativa de novos casos: 52.350 (2010), numero de mortes: 11.955(2008).
O câncer de próstata surge porque as múltiplas divisões celulares que ocorrem com o passar dos anos se acompanham de discreta fragmentação dos cromossomos que se privam de parte do seu material genético.Com o decorrer do tempo,acumulam-se perda dos genes supressores,que liberam a atividade protocogenes e permitem a degeneraçãodas células .(5)
O principal protocogene causador do câncer da próstata, que foi denominado HPC1(hereditary prostate cancer 1), esta localizado no braço longo do cromossomo 1.(5)

Todo homem a partir dos 45 anos deve realizar o toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles com história familiar de CP(e de câncer de mama) independentemente de sintomas. Em caso de toque anormal e ou PSAelevado,o paciente deverá ser submetido a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Os fragmentos obtidos serão levados ao exame anatomopatológico. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tumor deverá ser estagiado. Isto significa que exames deverão ser solicitados a fim de que se possa saber se o tumor está confinado à próstata ou se já invadiu órgãos adjacentes (bexiga, vesículas seminais, reto)ou se já enviou metástases. A cintilo grafia óssea é o exame mais útil nessa fase e nos dá informações quanto a metástases no esqueleto. (4)
Outros exames eventualmente pedidos são: fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdome, radiografias de tórax, radiografias do esqueleto (4)
A política Tem um plano dividido em nove eixos de ação a serem executados até 2011 e prevê o aumento deaté 570% no valor repassado às unidades de saúde por procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata.(6)
A nova política coloca o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem. O país é o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional deatenção integral à saúde do Homem. O primeiro foi o Canadá. A política está inserida no contexto do Programa “Mais Saúde: Direito de Todos”, lançado em 2007 pelo Ministério da Saúde para promover um novo padrão de desenvolvimento focado no crescimento, bem-estar e melhoria das condições de vida do cidadão brasileiro. (6)

1.2 – Justificativa
             A escolha deste tema ocorreu através dasconsiderações de que torna-se fundamental que os recursos e esforços sejam direcionados no sentido de orientar as estratégias de prevenção e controle de câncer. O estabelecimento de medidas efetivas para o controle do câncer pressupõe informações de qualidade sobre a distribuição de incidência e mortalidade, possibilitando assim melhor compreensão sobre a doença e seus determinantes; formulação...
tracking img