Caxemira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caxemira

Sua localização:

A Caxemira (ou “Kashmir”) é uma região montanhosa ao norte da Índia e do Paquistão e que possuía na época da independência da Índia (1947) uma posição vantajosa considerando-se que ficava bem próxima da região do Tadjiquistão, então parte da União Soviética.
Localizada no norte do subcontinente indiano a Caxemira também engloba as regiões de Jammu e Ladakh fazendofronteira com a China a nordeste. Atualmente a região da Caxemira se divide em quatro áreas diferentes: os Territórios do Norte e a Caxemira Livre, pertencentes ao Paquistão, a região de Jammu e Caxemira pertencentes à Índia e a região de Aksai Chin sob ocupação chinesa.
História:
O território da Caxemira, habitada desde tempos pré-históricos, por volta de 1550 AC foi colonizada por povosarianos de origem indo-europeia.
Localizada na periferia civilizado indiana, foi separada de tribos locais até o nascimento do Grande Estado em 600 AC. Seu colapso entrou na órbita do primeiro império indiano unificado fundado por Chandragupta Maurya, mas a morte de Asoka, o último governante da dinastia, a região foi invadida por nômades que vieram da Ásia Central e por sátrapas gregos de Bactria.Sob o comando de Kamshka, 78-102 dC, capaz de unir ao império Kushan a Caxemira incluindo o Afeganistão. Durante a dominação Kushana, cidades da Caxemira desfrutaram de um período próspero, graças ao desenvolvimento do comércio euro-asiático a partir dos portos do Mediterrâneo para o florescimento dos vales do Indo e do Ganges, devido a períodos de estabilidade internacional.
Em 658, os chineses,atingiram o pico da expansão para o ocidente, criou-se um protetorado que foi efêmero, no entanto, logo esmagado pelo avanço irresistível dos exércitos árabes do leste que espalharam a fé islâmica para além do Ganges. Para diminuir o poder dos califas de Bagdá, foi substituído o controle das regiões situadas na margem leste do rio Indo, o primeiro império indiano muçulmano fundado por ShahabuddinGhauri de Ghazni.
A partir do século XII, a Caxemira seguiu o destino do sultanato de Deli e do Império Mughal, que controlou a Índia por 615 anos até o século XIX. A conquista gradual britânica atingiu a Caxemira em 1847, quando foi levado para o Reino de Punjab, que se estendeu até a cadeia de Kush. Enfraquecida pela guerra e pela revolta autonomista, os britânicos foram obrigados a conceder aindependência em 1947, assim, houve a criação de dois estados, a Índia e o Paquistão, de maioria hindu e muçulmana, respectivamente. Etnias, que até então, conviviam na Índia, de repente viram-se como inimigos do Império indiano e geraram movimentos dramáticos de populações em um clima de conflito social e guerra.
A Guerra:
Quando da época da independência da Índia, o líder religioso MahatmaGandhi (hindu) conduziu milhares de pessoas em uma manifestação pacífica contra a dominação britânica pregando seu sonho de constituir um país único e independente onde todas as etnias e religiões pudessem viver igualmente. Mas, o sucesso do partido criado por ele (Congresso Nacional Indiano) despertou nos muçulmanos, que não puderam compreendê-lo, o medo de que os hindus, liderados por Gandhi,constituíssem um estado governado pela sua religião onde eles fossem perseguidos. Nesse contexto, surgiu a Liga Muçulmana para lutar pela divisão da região em dois estados, sendo um deles, de muçulmanos.
Inicia-se então, uma guerra não declarada entre os muçulmanos e indianos que começam a atacar-se mutuamente em uma série de atentados culminando com o assassinato de Gandhi e, com a morte de milharesde hindus e islamitas durante o período de independência enquanto tentavam se deslocar cada qual para o respectivo país que se constituía.
Nesse período o marajá da Caxemira, o hindu Hari Singh, pediu apoio à Índia para se defender da tribo dos Pathans que haviam invadido a região. E, como recompensa, cedeu o território de Jammu e Caxemira à Índia provocando a revolta dos 80% da população da...
tracking img