Cavalo mangalarga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA

TRABALHO DE ZOOTECNIA
CAVALO MANGALARGA


SETEMBRO DE 2012





Introdução
No presente trabalho, iremos apresentar algumas características morfológicas e funcionais do Cavalo Mangalarga, animal que teve origem com os animais Álter e Andaluz, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores do Brasil.
Além destes, foram feitos cruzamentoscom as raças Puro Sangue Inglês, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse.
No decorrer do trabalho, vamos falar mais sobre a origem e as características desta raça.

Origem do Cavalo Mangalarga
O cavalo Mangalarga teve sua origem no cavalo da Península Ibérica. Os cavalos trazidos pelos colonizadores do Brasil eram das raças Alter e Andaluz.
Segundo a tradição, em 1812, GabrielFrancisco Junqueira, o barão de Alfenas, ganhou de D. João VI, um garanhão da raça Alter-Real e iniciou sua criação de cavalos cruzando este garanhão com as éguas comuns da Fazenda Campo Alegre, situada no Sul de Minas onde hoje é o município de Cruzília. Como resultado desse cruzamento, surgiu um novo tipo de cavalo que acreditamos foi denominado Sublime pelo seu andar macio.
Esses cavalos cômodoschamaram muito a atenção, e logo o proprietário da Fazenda Mangalarga trouxe alguns exemplares de Sublimes para seu uso em Paty do Alferes, próximo à Corte no Rio de Janeiro. Rapidamente tiveram suas qualidades notadas na sede do Império - principalmente o porte e o andamento - e foram apelidados de cavalos Mangalarga numa alusão à roupa de seus montadores.
Como esses criadores procuravam animaispara o trabalho nas fazenda, lida com gado, e para o esporte, na época, caça do veado, desenvolveu-se uma raça dotada de qualidades imprescindíveis a tais finalidades, como:
* bons andamentos;
* resistência;
* docilidade e nobreza de caráter.
Além disso, foram feitos cruzamentos com as raças Puro Sangue Inglês, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse.
Sendo assim, desde a suaorigem , o cavalo Mangalarga foi selecionado como animal de trabalho e esporte.

Morfologia
Como principais características morfológicas deste animal, temos:
* Frente leve, com pescoço bem dirigido e descarnado - Proporciona facilidade de movimentos, jogando o centro da massa Cavalo mais Cavaleiro para trás, permitindo maior facilidade de engajamento dos posteriores.

* Paletainclinada e comprida - A boa inclinação e comprimento da paleta trazem muitas vantagens ao cavalo de sela, entre elas maior capacidade torácica, boa passagem de cilha e cernelha mais atrasada, que proporciona uma posição ideal ao cavaleiro.

* Tronco forte, com linha dorso-lombar retilínea e paralela à linha do solo; costelas amplas, e bem arqueados; lombo curto e boa cobertura de rim; peito amploe profundo - a linha dorso-lombar retilínea proporciona uma distribuição uniforme na aderência entre o lombo do animal e o arreio; as costelas amplas, e bem arqueadas dão ao cavaleiro segurança ao montar; o lombo curto e boa cobertura de rim tem como vantagens o não ressentimento do animal quando exigido em trabalhos pesados e o peito amplo e profundo propicia boa musculatura e boa saída de braço.* Garupa forte, ampla e comprida - Por ser essa região do cavalo que reúne grande parte de sua capacidade motora. As arrancadas rápidas, qualidade muito procurada no cavalo de sela, dependem principalmente do membro posterior do animal.

* Membros fortes, bem estruturados e bem aprumados, com articulações grandes e tendões nítidos - Qualidades imprescindíveis a qualquer cavalo de sela,tanto no trabalho quanto no esporte. Para bem desempenhar suas funções o cavalo depende em primeiro lugar de seus membros locomotores

* Beleza: Cavalo de porte elegante, cabeça harmoniosa em relação ao pescoço e ao tronco. Olhos grandes, com olhar vivo e expressivo. Pescoço musculoso, crinas bonitas e abundantes, troncos fortes e resistentes, peito amplo, profundo, apresentando forte...
tracking img