Assutos gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia de Construção Naval
Navios
1- NOMECLATURA

Embarcação e navio — Embarcação é uma construção feita de madeira, ferro, aço, ou da combinação desses e outros materiais, que flutua e é destinada a transportar pela água pessoas ou coisas.

Casco - É o corpo do navio sem mastreação, ou aparelhos acessórios, ou qualquer outro arranjo. O casco não possui uma forma geométricadefinida, e a principal característica de sua forma é ter um plano de simetria (plano diametral) que se imagina passar pelo eixo da quilha.

Proa - É extremidade anterior do navio no sentido de sua marcha normal. Tem a forma exterior adequada para mais facilmente fender o mar.

Popa - É a extremidade posterior do navio. Tem a forma exterior adequada para facilitar a passagem dos filetes líquidos quevão encher o vazio produzido pelo navio em seu movimento, a fim de tornar mais eficiente a ação do leme e do hélice.

Bordos - São as duas partes simétricas em que o casco é dividido pelo plano diametral. Boreste (BE) é a parte à direita e bombordo (BB) é a parte à esquerda, supondo-se o observador situado no plano diametral e olhando para a proa. Em Portugal se diz estibordo, em vez de boreste.Meia-nau (MN) - Parte do casco compreendida entre a proa e a popa. As palavras proa, popa e meia-nau não definem uma parte determinada do casco, e sim, uma região cujo tamanho é indefinido. Em seu significado original, o termo meia-nau referia-se à parte do casco próxima do plano diametral, isto é, equidistante dos lados do navio.
Bico de proa - Parte extrema da proa de um navio.
A vante eré - Diz-se que qualquer coisa é de vante ou está a vante (AV), quando até na proa, e que é de ré ou está a ré (AR), quando está na popa. Se um objeto está mais para a proa que outra, diz-se que está por ante-a-vante (AAV) dele; se está mais para a popa, diz-se por ante-a-ré (AAR).
Obras vivas (OV) e carena - Parte do casco abaixo do plano de flutuação em plena carga, isto é, a parte que fica total ouquase totalmente imersa. Carena é um termo empregado muitas vezes em lugar de obras vivas, mas significa com mais propriedade o invólucro do casco na obras vivas.
Obra mortas (OM) - Parte do casco que fica acima do plano de flutuação em plena carga e que está sempre emersa.
Linha d’água (LA) - E uma faixa pintada com tinta especial no casco dos navios, de proa a popa; sua aresta inferior é alinha de flutuação leve. Normalmente só é usada nos navios de guerra. Linha d’água, em arquitetura naval, tem outra significação.
Costado - invólucro do casco acima da linha d’água. Em arquitetura naval, durante a construção do navio, quando ainda não está traçada a linha d’água, costado é o revestimento do casco acima do bojo.
Bojo - Parte da carena, formada pelo contorno de transição entre a suaparte quase horizontal, ou fundo do navio, e sua parte quase vertical.
Fundo do navio - Parte inferior do casco, desde a quilha até à bojo; quando o fundo é chato, diz-se que o navio tom fundo de prato.
Forro exterior - Revestimento exterior do casco de um navio, no costado e na carena, constituído por chapas ou por tábuas.
Forro interior do fundo - Revestimento interior do fundo do navio,constituindo o teto do duplo-fundo.
Bochechas - Partes curvas do costado de um e de outro bordo, junto à roda de proa.
Amura - O mesmo que bochecha. Amora é também uma direção qualquer entre a proa e o través (é a direção ao plano longitudinal do navio).
Borda - É o limite superior do costado, que pode terminar na altura do convés (se recebe balaustrada) ou elevar-se um pouco mais, constituindo aborda-falsa.
Borda-falsa - Parapeito do navio no convés, de chapas mais leves que as outras chapas do costado. Tem por fim proteger o pessoal e o material que estiverem no convés, evitando que caiam ao mar. Na borda-falsa há sempre saídas d'água retangulares cujas portinholas se abrem somente de dentro para fora a fim de permitir a saída das grandes massas d’água que podem cair no convés em...
tracking img