cavalos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A raça de cavalo árabe é originária de reprodutores selvagens dos desertos da Arábia descritos na bíblia há mais de 2200 anos. Tempo dos impérios militares Caldeus, Persas, Hititas e Assírios, em lutas frequentes com os beduínos.

Com a decadência desses impérios militares, os cavalos eram capturados pelos beduínos que já percebiam seu potencial. Desta forma, os cavalos de guerra da raçaAndaluzes se miscigenaram com os selvagens árabes através do século formado os grupos dos beduínos que migravam constantemente em busca de alimentos.

Estes séculos de migração e muita liberdade causaram a transformação pela necessidade de adaptação ás privações e clima desértico, formado as características básicas do Puro-Sangue Árabe.

O aperfeiçoamento da raça ocorreu em um fértil planalto dapenínsula Arábia quando ali se fixaram por um bom tempo, área esta que se transformou em deserto no decorrer dos anos.

Ainda antes da era cristã, cavalos eram levados da Arábia para o Egito aonde eram muito apreciados por suas qualidades de força, rapidez e resistência.

Assim a criação seguiu restrita por um longo período ao oriente. A partir do século XII, os sultões turcos que dominaram oEgito e grande parte de áreas cruciais de comércio entre ocidente e oriente como Constantinopla, tendo contatos com essas montarias formidáveis, incentivaram seu haras.

E foi através destas rotas de comércio que os cavalos árabes foram se espalhando pelo mundo.

Dentre as criações da raça que se ramificaram, as mais importantes são: a egípcia, a polonesa, a inglesa, a russa e a americana. Estaúltima devido ao poder aquisitivo, empenho e paixão possuem hoje uma das melhores criações de cavalos árabes do mundo.

Padrão racial

Cavalo com altura média de 1.50m, podendo atualmente chegar até 1.58m, possui cabeça de forma triangular com perfil côncavo, orelhas pequenas, olhos grandes arredondados e muito salientes, narinas dilatadas, ganachos arredondados, boca pequena, pescoço alto ecurvilíneo em sua linha superior, peito amplo, tórax amplo, dorso e lombo médios, garupa horizontal e saída de cauda alta que permanece elevada durante o movimento. Seu trote e galope são rasteiros, amplos e cadenciados, com muito garbo, tendo temperamento muito vivo e grande resistência. As pelagens básicas são alazã, castanha, tordilha e preta.
Funcionalidade
São aptos aos esportes hípicos desalto e adestramento em categorias intermediárias, hipismo rural, enduro e trabalhos agropecuários, sela, lazer e circo.

Referencias bibliográficas

http://www.abcca.com.br/home.asp

http://t_rex.br.tripod.com/harasventosul/id4.html
CAVALO BRASILEIRO DE HIPISMO

Histórico

Formada no Brasil com as mais importantes linhagens européias de cavalos de salto e adestramento, tais comoHanoverana, Holsteiner, Oldenburger, Trakehner, Westfalen e Sela Francesa, através de cruzamento entre si ou com magníficos exemplares Puro Sangue Inglês da América do Sul.

A raça Brasileira de Hipismo em formação no Brasil iniciou-se em 1977 com a função da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Hipismo sob o patrocínio da Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional (CCCCN).

Estásendo feita através de cruzamentos de garanhões de raças especializadas nos esportes hípicos de salto, de boa conformação, ossatura forte e grande rusticidade. Os garanhões normalmente utilizados são da raça Puro Sangue Inglês, considerados indispensáveis na formação de qualquer raça de esportes hípicos.

As éguas chamadas éguas-de-base, são puras e mestiças das diversas raças criadas no País.O cavalo Brasileiro de Hipismo, zootecnicamente está incluído entre os meio-sangue de sela e não constitui ainda um tipo de cavalo pela heterogeneidade de seus exemplares.

A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Hipismo tem também seu cargo a serviço de registro genealógico das raças de pequenas contingentes no País, tais como: Hanoveriana, Trakhener, Orloff e Anglo-Argentino,...
tracking img