Causas da primeira guera mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Muitos dos combates na Primeira Guerra Mundial ocorreram nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificações (separadas pelas "Terras de Ninguém", que era o espaço entre cadatrincheira, onde vários cadáveres ficavam à espera do recolhimento) do Mar do Norte até a Suíça. As batalhas davam-se em invasões dinâmicas, em confrontos no mar, e pela primeira vez na história, no ar. Acrise belcânica de 1914 precipitou a guerra entre a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança. Todos acreditavam numa guerra rápida, que acabou se transformando, numa guerra de desgaste, uma guerra detrincheiras. Os adversários se equilibravam, concentrando todo o esforço nacional na produção de armas e equipamentos para suprir as forças em luta.
Pela primeira vez na Europa, toda a população foimobilizada no sentido do esforço de guerra. Por isso o conflito foi denominado Grande Guerra. Dois acontecimentos influíram no rumo dos acontecimentos em 1917: a revolução que tirou a Rússia da guerra e aentrada dos Estados Unidos a favor dos Aliados. Os recursos coloniais da Entente eram variados. Os Impérios Centrais davam sinais de fraqueza. A vitória dos Aliados veio em 1918.

CONCLUSÃOCausas da Primeira Guerra Mundial:
Partilha da África e Ásia (insatisfação da Itália e Alemanha que ficaram com territórios pequenos e desvalorizados)
Concorrência econômica entre as potências européiase corrida armamentista
Nacionalismos (pan-germanismo e pan-eslavismo) e rivalidades. Início da Guerra. Estopim (começo): assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro Francisco Ferdinando. Aguerra espalha-se pela Europa e por outras nações do mundo. Formação de Alianças: Entende (Inglaterra, França e Rússia) x Aliança (Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro)
Brasil participa ao lado daTríplice Entende, enviando enfermeiros e medicamentos, Guerra de Trincheiras. Novas Tecnologias de Guerra,
a participação das Mulheres como operárias na indústria de armamentos
uso de aviões,...
tracking img